Comissão do Oceano Índico tem aberto concurso de fotografia para maiores de 18 anos

O Projecto de Governação, Paz e Estabilidade (GPS) da Comissão do Oceano Índico (COI), com o apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento, tem aberto um concurso fotográfico destinado a cidadãos e residentes dos Estados-Membros com mais de 18 anos, com o tema central: “Porque cada voz conta | Por um papel acrescido das mulheres e dos jovens nas nossas sociedades”, ate 30 de março de 2024.

Organizado pela Unidade de Comunicações do COI, este concurso visa sensibilizar para questões de governação e envolvimento cívico e oferecer aos participantes a oportunidade de expressar suas perspectivas através da arte da fotografia.

As fotografias selecionadas serão parte de uma exposição a realizar-se a partir de maio de 2024, facilitando uma plataforma onde vozes dos participantes serão ouvidas por toda a comunidade. Além disso, serão concedidos três prêmios em equipamentos fotográficos no valor de 500€ a 1.500€ como reconhecimento pelo talento e pela mensagem transmitida através das imagens capturadas.

Este concurso está inserido nas actividades do “Ano Cultural do COI”, visando fortalecer os vínculos e o empoderamento na região do Oceano Índico e celebrar o 40º aniversário da organização. Além de elevar os laços culturais dos países membros da COI, esta iniciativa promoverá o desenvolvimento sustentável na região, em linha com a missão do COI de fortalecer amizades entre os povos do Oceano Índico, conforme estabelecido no Acordo de Victoria de 1984.

Destacando a importância da expressão artística na região, o COI também anunciou o lançamento do quinto número da revista “DNT – Do Not Touch”, produzida em colaboração com o Hennessy Park Hotel e a Précigraph. Esta parceria tem como objectivo dar espaco aos talentos criativos locais e promover a reflexão sobre questões culturais e artísticas.

Ao longo do ano, o COI promoverá uma série de acções relacionadas ao projecto de desenvolvimento das indústrias culturais e criativas (ICC), financiado pela AFD, incluindo apoio a festivais, feiras e eventos culturais na região. Igualmente serão oferecidas bolsas de formação em áreas como museografia e gestão cultural, visando profissionalizar o sector.

A Comissão do Oceano Índico (COI) é uma organização intergovernamental que reúne cinco Estados-Membros: União das Comores, Reunião (uma região ultramarina da França), Madagascar, Maurícia e Seychelles. É a única organização regional em África composta exclusivamente por nações insulares.

Para mais informações sobre as actividades do ano cultural do COI e como participar, visite o site oficial do COI em http://www.commissionoceanindien.org/

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *