32ª edição do Curso de Literaturas no Camões: escritores, professores e críticos falam de “escrita criativa e crítica literária”

Inicia esta segunda-feira (24), no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, a 32ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, com tema “A Escrita criativa e a crítica literária”. Escritores, professores, críticos e jornalistas serão os oradores do evento que vai até dia 26 de Outubro.

 

Organizado pela Embaixada de Portugal em Moçambique e pela Faculdade de Ciências Sociais da UEM, o curso é destinado a estudantes ou o público leitor e aspirante à escrita, tendo como objectivo principal despertar nos participantes, o sentido crítico sobre o que lêem e escrevem. Os facilitadores vão partilhar as suas experiências e técnicas de escrita e de desenvolvimento da criatividade. Por outro lado, o exercício da crítica literária será partilhado com os participantes.

No primeiro dia do curso, os escritores Eduardo Quive e Lúcia Vicente (Portugal) vão partilhar as suas experiências sobre o seu processo criativo nas residências literárias entre Lisboa e Maputo, numa sessão com o tema “escrita criativa” a ser moderada pela escritora Eliana Nzualo. 

Albino Macuacua, Osvaldo das Neves e Lucílio Manjate, ambos professores de literatura na UEM, no dia 25, abordam o tema “Escrever sobre literatura” com a moderação do jornalista Elton Pila. No dia 26, a sessão é dedicada ainda ao exercício crítico, com dois jornalistas, José dos Remédios e António Cabrita e o ensaísta, Francisco Noaque, a falarem do “papel da crítica na produção literária” com a professora e leitora do Camões na UEM, Conceição Siopa na moderação.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *