Autores nacionais reúnem-se em Sofala para a terceira edição da Feira do Livro da Beira (FLIB) que acontece entre os dias 20 e 23 de Setembro na Livraria Fudnza e nas universidades da cidade.
A celebração do livro na Beira, decorre este ano sob o lema “O reencontro com o munthu: diálogos entre a História, a Filosofia e a Literatura”. Para o efeito, incluem o programa da FLIB os debates “Memória e reconciliação: diálogo entre a Filosofia e a História”, com José P. Castiano e Álvaro Vasconcelos; a conversa “Isso aconteceu? Fronteiras entre História e Literatura”, com Daniel da Costa e Juvenal Bucuane.
A FLIB, que consta da lista produzida por Catalogus sobre os principais eventos de celebração do livro em Moçambique, inclui o anúncio dos grandes vencedores da primeira edição do Prémio Literário Mia Couto, que compreende o valor pecuniário de 400.000 mt e ainda o anúncio dos vencedores dos concursos de crónicas e de fotografia, iniciativas que têm estado a estimular a criatividade estética e a imaginação dos leitores e aspirantes a escritores.
Para além de debates e premiações, estão confirmados os lançamentos dos livros O amor que há em ti, de Larsan Mendes; Os últimos animais, de Waskety Fernando; Estórias trazidas pela ventania, de Adelino Albano Luís; e “Memórias em tempo de amnésia”, de Álvaro Vasconcelos.
A feira do livro da Beira tem é organizada pela Associação Kulemba e tem como finalidade promover a arte literária produzida em Moçambique e sobre o território nacional, e, assim, aproximar autores e leitores.
.