O Museu Mafalala lançou a submissão de candidaturas para a residência artística a realizar-se no mês de Maio, com o tema “A literatura como exemplo de cidadania e afirmação identitária na periferia de Maputo.” Os interessados podem inscrever-se até 15 de Abril.
As candidaturas abrangem artistas baseados em Maputo (cidade e província), Inhambane, Sofala, Tete, Niassa e Cabo Delgado. Serão seleccionados seis artistas, um de cada província abrangida.
A residência envolve workshop, oficinas literárias e performances. As actividades são organizadas com o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre cidadania, bem como o papel da arte na sua construção. Os participantes também poderão realizar uma visita guiada pela Mafalala, onde poderão conhecer a história do bairro e a sua importância na génese do activismo social em Moçambique.
“Por outro lado, a ideia é desenvolver, nos participantes, a noção da relação entre o património cultural e os processos de desenvolvimento urbano em espaços periféricos. Outrossim, acender o debate em torno dos valores cívicos cultivados no nosso seio social, aproximando os artistas às referências e nomes incontornáveis na edificação e afirmação da identidade colectiva.” Lê-se no comunicado do Museu Mafalala.
No âmbito da residência artística, a Associação Turismo, Cultura e Meio Ambiente, IVERCA, encarregar-se-á de garantir a alimentação e transporte dos participantes e a hospedagem no Museu Mafalala.
Declamadores ou praticantes da poesia performativa incluem-se nos que podem candidatar-se para a residência, tal como ocorreu em 2023, em que participou o jovem poeta e declamador Fernando Cambedza, de Sofala.
Para a submissão da candidatura, o artista deve reunir os seguintes requisitos:
- Residir numas províncias abrangidas;
- Apresentar o Curriculum vitae;
- Ter idade compreendida entre os 18 a 30 anos;
- Apresentar fotos, vídeos e performances, acompanhados de biografia;
- Desenvolver actividades artísticas ao nível das províncias acima citadas;
- Apresentar carta de recomendação e uma de motivação;
- Preencher o formulário disponível on-line dentro dos prazos estabelecidos para efeitos da inscrição.
Será a segunda vez que o Museu Mafalala realizará esta residência artística. Em 2022, sete jovens artistas beneficiaram do programa que teve como epicentro o centenário do Poeta José Craveirinha, tendo participado em actividades e intercâmbios para o fortalecimento da sua acção artística.
O formulário de inscrição está disponível online.