O prémio Malê de Literatura, destinado a escritores negros que escrevam em lingua portuguesa, tem abertas submissões de romances inéditos e originais até 30 de Setembro.
O Malê prémio da Literatura, que já vai na sua quarta edição, é organizado pela editora brasileira Malê, com o principal objectivo de estimular, divulgar e incentivar a produção literária e a leitura em comunidades negras.
Ao fim do concurso, serão selecionados cinco finalistas sendo que destes, sairá um vencedor que terá sua obra editada e distribuída pela Malê e ainda receberá a quantia de 5.000 reais como adiantamento de direitos autorais. Por sua vez, os finalistas terão a oportunidade de ter seus romances avaliados, criticados e receberão monitoria de escritores renomados.
A Malê é uma editora brasileira que desde 2015 dedica-se a ampliar a visibilidade da produção literária de escritos de escritores negros. A editora promove eventos literários, realiza um prêmio de literatura para jovens negros, oficinas de literatura e edita uma revista literária.
Para além de escritores brasileiros, a Malê tem editados os escritores africanos Dany-Wambire (Moçambique), António Quino (Angola), Alain Mabanckou (República do Congo), Fatou Diome (Senegal).
O processo de inscrição é gratuito e online. Acesse o regulamento pelo seguinte endereço: https://www.editoramale.com.br/regulamento-