Estão abertas até 31 de maio próximo as candidaturas para o 22˚ concurso lusófono da Trofa- prémio literário Matilde Araújo, destinado a autores de países de língua oficial portuguesa para promoção de contos e ilustração infantis.
Segundo a organização do prémio, este tem como objectivo promover a escrita criativa, o gosto pela leitura, ilustração infantil e autores lusófonos. O concurso conta com apoio do Camões Centro de Língua Portuguesa. E é nos Centros Culturais Portugueses dos respectivos países que os trabalhos dos participantes que se encontram nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, podendo os candidatos apresentar trabalhos coletivos. Arquivos enviados por correio eletrónico não serão validados.
O Concurso Lusófono da Trofa é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados.
Ao longo das edições, o prémio Matilde Araújo abrangeu mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.