António Prista lança “Crónicas da Razão Emotiva” em Maputo

O livro “Crónicas da Razão Emotiva”, da autoria do Professor universitário António Prista, será apresentado hoje na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo.

Esta iniciativa insere-se no projecto “Mabulu – Livros e Estórias da Minha Vida”, organizado pelo centro cultural, com o objectivos de promover a literatura e as narrativas de figuras de destaque em Moçambique.

A obra é composta por reflexões do autor sobre variados temas, escritas ao longo de vários anos, e esta apresentação marca a primeira divulgação pública do livro, já disponível nas livrarias.

Nesta edição do “Mabulu- Livros e Estórias da Minha Vida” António Prista  vai partilhar com o público sua  vida e obra, cuja trajectória abrange tanto o desporto quanto a cultura, com um destaque especial para as artes performativas, nas quais é activo como membro do grupo TP50.

António Prista é Professor Catedrático de carreira da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique (aposentado). Doutorou-se em Ciências do Desporto (Antropologia do Desporto) em 1994, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e realizou programas de pós-doutoramento na área da Fisiologia do Exercício na Universidade George Washington e Universidade de Syracuse como bolsista Fulbright e também na Universidade de São Paulo. O seu principal interesse de pesquisa tem sido a Actividade Física e Saúde em Moçambique. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em revistas e capítulos de livros, sendo autor e co-autor de doze livros. É membro de várias organizações científicas, incluindo ex-presidente da Rede Africana de Actividade Física (AFPAN) e tem participado no Conselho Editorial de várias revistas científicas internacionais e nacionais. Foi Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica, bem como do Instituto Nacional de Educação Física de Moçambique. Actualmente é Investigador Principal e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Actividade Física (NIAFS). É fundador do grupo Cidadãos de Maputo que se dedica a promover reflexões e propostas de soluções sobre a qualidade de vida e bem-estar na Cidade de Maputo. A par da sua actividade académica, tem-se dedicado às artes como Coordenador do grupo cultural TP50, onde é productor, director artístico, roteirista e instrumentista.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *