Anúncio dos vencedores do Prémio Literário Carlos Morgado 2024 marcado para 4 de julho

 Os dez finalistas e o vencedor do Prémio Literário Carlos Morgado 2024 serão conhecidos numa cerimónia pública, a ter lugar no dia 04 de Julho no Instituto Guimarães Rosa- Centro Cultural Brasil Moçambique, às 17:00 horas.

O vencedor do prémio e os dez finalistas serão escolhidos a partir de uma lista já anunciada de vinte e oito semifinalistas, selecionados de um total de cento e setenta candidatos.

A avaliação inicial foi realizada pelo júri regional, composto pelos escritores Hélder Faife (região sul), Dany Wambire (região centro) e Marieta Namakora (zona norte). Os semifinalistas foram então avaliados pelo júri nacional, que inclui o escritor Rogério Manjate, a escritora Virgília Ferrão e Marina Morgado, leitora e médica, viúva do patrono do prémio.

Entre os cento e setenta autores candidatos à segunda edição do Prémio Literário Carlos Morgado, há representantes de quase todas as províncias de Moçambique, com excepção de Niassa. Deste total, ciquenta são do sexo feminino e cento e vinte do sexo masculino. 

O Vencedor recebe como Prémio o valor equivalente a 50,000.00 MT (Cinquenta Mil Meticais). Os restantes 9 finalistas recebem, cada, premiação equivalente a 5,000.00 MT (Cinco Mil Meticais). Porém o grande valor do Prémio Carlos Morgado está na publicação de uma Antologia com os 10 contos finalistas, o que constituirá uma oportunidade para que esses novos autores sejam conhecidos e tenham os seus trabalhos acessível ao público de todo o país.

Instituído em 2023, o Prémio Literário Carlos Morgado é uma iniciativa da Fundação Carlos Morgado e organizado pela Catalogus, plataforma de autores moçambicanos, que para além de homenagear o Engenheiro Carlos Morgado, também exímio leitor e apaixonado pela literatura, surge com a finalidade de descobrir e projectar novas vozes da literatura moçambicana no género de Conto. O Prémio é destinado a cidadãos moçambicanos a residir dentro e fora do país com idade não superior a 35 anos e sem obra publicada, incluindo autores que tivessem artigos publicados em jornais, revistas, websites, blogs, antologias digitais ou impressas.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *