Dany Wambire nasceu a 1 de Junho de 1989, em Manica, centro de Moçambique. Durante 10 anos, deu aulas na escola primária, onde mostrou a beleza dos livros e o poder das histórias às crianças. Actualmente, é docente universitário na Beira.
É Fundador da Associação Literária Kulemba e da Editora e Livraria Fundza, baseadas na cidade da Beira. Dirige os dois festivais literários da Beira, nomeadamente, FLIK – Festival do Livro Infantil da Kulemba e FLIB – Feira do Livro da Beira.
Dany é formado em História e Comunicação. A adubada fecundidade e outros contos, seu livro de estreia, foi distinguido com menção honrosa no Prémio Internacional José Luís Peixoto (2013). Também publicou O curandeiro contratado pelo meu edil (2015), Quem Manda na Selva (2016), A mulher sobressalente (2018) e O Toninho e a vaca letreira (2020).
Organizou, outrossim, e editou vários livros colectivos, com destaque para “Do Indico e do Atlântico: contos brasileiros e moçambicanos” (2019); Memória do Idai (2020), “o romper da aurora” (2020), para além de 3 colectâneas de contos tradicionais envolvendo alunos do ensino primário.