Deusa d’Africa – nasceu aos 05 de Julho de 1988 em Moçambique, é mestre em Contabilidade e Auditoria. Começou a escrever poesia em 1999. A autora é representada pela agência literária “Capítulo Oriental”. Possui textos (prosa e poesia) publicados na imprensa nacional e internacional. É colaboradora da revista portuguesa InComunidade. Foi antologiada pela “Colectânea Veríssimos” editada em 2012 por Alpas XXI, Antologia Brasileira “Mil Poemas para Gonçalves Dias” em 2013, pela Academia de Letras e Artes Luso – Suíça “Caravelas em Viagem” em 2016 e “Rio de Perolas” em Macau 2020.
Coordenadora geral da Associação Cultural Xitende, curadora de Festivais Internacionais de Poesia, saraus culturais, feiras de livro, concursos de Poesia, palestras escolares, semanas literárias, oficinas de escrita e mentora do projecto Círculo de leitores desde 2011.
Viu alguns dos seus trabalhos traduzidos para sueco.
É autora de quatro obras como “A Voz das Minhas Entranhas” (poesia) editada pelo Fundac em 2014, o romance “Equidade no Reino Celestial” e “Ao Encontro da Vida ou da Morte” (poesia) pela Editora de letras em 2014 e “Cães à Estrada e Poetas à Morgue’’ pela Alcance Editores em 2022.
Coordenou a Antologia poética “Vozes do Hiterland” publicando escritores de Gaza e Niassa, editada pela Editora de Letras de Angola em 2014. Em 2016 foi Coordenadora para Moçambique da Antologia editada em Galiza “Galiza-Moçambique: Numa Linguagem e Numa Sinfonia” publicando escritores de Moçambique e Galiza.
Foi distinguida pelo Governo Provincial de Gaza como Personalidade do ano 2016 em reconhecimento do seu patriotismo e pela sua contribuição no desenvolvimento e promoção das artes e cultura.
Foi premiada como vencedora absoluta na modalidade de poesia, recebeu menção honrosa pelo livro “A Voz das minhas entranhas” e foi vencedora do segundo lugar em contos nos Concursos Literários Internacionais lançados na República Federativa do Brasil por Alpas XXI em 2012.
Em Março de 2017 representou Moçambique no Festival Literário de Macau.
Escreveu o hino para o Festival Nacional de Jogos Escolares e Desportivos em Moçambique em 2017.
Em 2018 foi antologiada pelo Festival Literário de Macau “Seis em ponto, contos e outros escritos VI, traduzido em inglês “Six on the dot, short stories and other writings VI” e depois traduzido em chinês. Ainda em 2017 foi antologiada em “À Margem da Literatura” pela UCCLA.
Em Julho de 2019 participou no Festival Internacional Poetas d´Alma em Maputo.
Participou no primeiro encontro realizado em África e em Moçambique, de Poetas del Mundo em Outubro de 2019, como Embaixadora do Movimento Poetas del Mundo para Gaza.
Em Maio de 2020 coordenou a antologia poética “Fique em Casa, Amor” publicando todos autores de Xitende.
Em Julho de 2020 coordenou a antologia em prosa “19 Cartas para Covid 19” publicando 19 autores de Xitende.
Ministrou a conferência sobre Poesia e Feminismo à convite do Prof.Dr. Sávio Roberto Fonseca, por meio de Live na rede social Instagram no dia 16 de Julho de 2020, contribuindo para as atividades do Grupo de Pesquisa MOZA (Moçambique e Africanidades), credenciado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil) e certificado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa, Brasil).
Foi palestrante no ciclo de lives sobre literaturas africanas: LITERÀFRICA EM REDE com o tema “Deusa d´Africa: Vida e Obra” aos 30 de agosto de 2020.
Ministrou uma conferência no I Colóquio Internacional de Literatura “Baobá em Flor” em novembro de 2020, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil).
Como Poeta participou numa webinar de poesia intitulada “Poemas e Poetas de Macau” organizada pela Fundação Rui Cunha, Um Poema na Vila e Associação Amigos do Livro em Macau, no dia 12 de Julho de 2020.
Foi palestrante no ciclo de lives da Prof. Dra. Mauren com o tema “A escrita de Deusa d´Africa” no dia 03 de março de 2021.
Foi antologiada no Brasil pela Editora Iperamarelo no Projecto Kalunga no livro de poesia “Do que ainda nos sobra da guerra e outros versos pretos” em março de 2021.
Ministrou a palestra intitulada “Dos Feminismos na Literatura Moçambicana de Autoria Feminina” para turma do corpo discente matriculado na disciplina SLETR0138- Estudos Culturais e de Gênero na Literatura, ofertada pelo PPGL-UFPB, somando uma carga horária de 4h organizada pela Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Letras aos 07 de maio de 2021.
Participou como Conferencista na Mesa Redonda Internacional intitulada Literatura Moçambicana: Amálgama de Temas, Conhecimentos, Saberes, Conquistas., no XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), realizada aos 23 de setembro de 2021, de forma 100% online, por meio do Canal do Youtube do Colóquio Educon [https://www.youtube.com/coloquioeducon] organizada pela Universidade Federal de Sergipe Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação e Contemporaneidade”.
Participou da mesa-redonda intitulada: Corpo, Autoria Feminina e Moçambicanidade do I Seminário Internacional de Literatura, Enunciação e Cultura: “das inscrições do corpo às experiências das linguagens” e II Seminário de Literatura, Enunciação e Cultura, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult), vinculado à Universidade Federal do Maranhão – Centro de Ciências, Educação e Linguagens – CCEL, realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021.
Foi antologiada em “Poemas para Ler em Tempos de Quarentena” pela Almeida Editorial Vol III em 2022.
Foi antologiada pela Associação dos Escritores da Zambézia em “Encontro de Gerações’’ em 2022.