Ungulani Ba Ka Khosa

Ungulani Ba Ka Khosa

Dados do Autor

Biografia

Ungulani Ba Ka Khosa, nasceu a 1 de Agosto de 1957, em Inhaminga,

Iniciou a sua carreira como escritor com a publicação de vários contos e participou na fundação da revista Charrua. Publicou sua primeira obra em 1987, Ualalapi, imediatamente posicionando-se como uma referência na literatura moçambicana e de língua portuguesa. Com o livro venceu o Grande Prémio de Ficção Moçambicana em 1990 e em 2002 Ualalapi foi considerado um dos 100 melhores romances africanos do século XX, por um júri da Feira Internacional do Livro do Zimbabwe. Em 1990 publicou Orgia dos Loucos, em 1999 Histórias de Amor e Espanto, 2002 No Reino dos Abutres e em 2007 venceu o Prémio José Craveirinha de Literatura com o livro Os sobreviventes da noite, publicado no mesmo ano. Em 2009 publicou o romance Choriro e em 2013 sai Entre as Memórias Silenciadas, Prémio BCI de Literatura, como melhor livro do ano. Em 2013 aventurou-se para o conto infanto-juvenil publicando O Rei Mocho. Em 2017 publicou Cartas de Inhaminga e em 2018 regressa ao tema do início da sua carreira publicando Gungunhana. No mesmo ano a sua carreira literária de mais de 30 anos é reconhecida com a atribuição do Prémio Consagração José Craveirinha.

Formou-se como professor de História e Geografia na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane e exerceu a função de professor do ensino secundário. Foi secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos e foi director do INLD – Instituto Nacional do Livro e do Disco.

 

BIBLIOGRAFIA

Ualalapi, 1987 (Romance; ganhou o grande prémio de ficção Moçambicana em 1990)

Orgia dos Loucos, 1990, Associação dos Escritores Moçambicanos

Histórias de Amor e Espanto, 1999, Associação dos Escritores Moçambicanos;

No Reino dos Abutres, 2002, Associação dos Escritores Moçambicanos;

Os sobreviventes da noite, 2007, Imprensa Universitária UEM;

Choriro, 2009, Alcance Editores;

Entre as Memórias Silenciadas, 2013, Alcance Editores (Prémio BCI de Literatura 2013).

O Rei Mocho, 2012, Escola Portuguesa Moçambicana;

Cartas de Inhaminga, 2017, Alcance Editores

Gungunhana, 2018, Porto Editora;

 

IMPRENSA

 

SUPLEMENTO PERNAMBUCO – Brasil

[ENTREVISTA] UNGULANI BA KA KHOSA  (https://suplementopernambuco.com.br/entrevistas/2214-entrevistas-home-2.html)

“O tempo da polissemia é recente”, diz o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa nesta entrevista. Com isso, atenta para o fato de que a História de seu país, cuja independência de Portugal é recente (pouco mais de 40 anos), ainda é o principal tema da produção literária de sua geração e das anteriores. Khosa publicou recentemente no Brasil o livro Gungunhana (Editora Kapulana), que reúne dois romances seus: Ualalapi (1987) e As mulheres do imperador (2017)

 

JORNAL ECONÓMICO – Portugal

Ungulani Ba Ka Khosa: “Moçambique ainda não se encontrou” (https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ungulani-ba-ka-khosa-mocambique-ainda-nao-se-encontrou-299503)

Em entrevista ao Jornal Económico, Ungulani Ba Ka Khosa fala dos desafios do seu país e diz que a defesa da língua portuguesa em Moçambique só é possível mantendo as línguas nacionais. O português moçambicano será mais rico, defende.

 

MULEMBA – REVISTA CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DO JANEIRO

O conceito de branco como branco não existe na cultura bantu», Entrevista a Ungulani Ba Ka Khosa (https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/5019)

Ungulani Ba Ka Khosa transformou-se nas últimas duas décadas num dos intermediários mais hábeis entre as culturas bantu e a língua portuguesa. Sua obra é indubitavelmente central para o processo de conscientização cultural de Moçambique, para a redescoberta do passado pré-colonial e colonial, a construção de uma memória histórica integrativa e para a mediação entre o espaço rural e urbano.

Obras Publicadas

Galeria do Autor


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/catalogus/public_html/wp-content/litespeed/js/e8f0155d1bef47493a59af5ee1de3f03.js.tmp): failed to open stream: No such file or directory in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:140 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/catalogus...', 140, Array) #1 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(140): md5_file('/home/catalogus...') #2 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://catalog...', 'js', true, Array) #3 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #4 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/catalogus/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\O in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 140