Venâncio Calisto

Venâncio Calisto

Dados do Autor

Biografia

Venâncio Calisto nasceu a 08 de julho de 1993 em Maputo, Moçambique. É actor, encenador e dramaturgo. Iniciou-se no teatro profissional em 2015 com Qual é a Sentença: a mulher que matou a diferença?, espectáculo que, passados dois anos, levou ao festival Yesu Luso no Brasil. De sua autoria são também A Crise (2016) e (Des)mascarado (2018). 

Tem trabalhado como assistente de encenação em vários espectáculos. Integrou o elenco de “A Cidade dos Pássaros”, de Bernard Chartreux, e “A noite das Hienas”, a partir de textos de Piter Wiess e José Craveirinha, ambos com encenação de Fernando Mora Ramos. Em 2021 estagiou no Odéon-Théâtre de l’Europe no âmbito do Festival de Avignon em França, tendo acompanhado a criação de La Cerisaie encenação de Tiago Rodrigues com participação da célebre actriz Isabelle Huppert. Foi também assistente de encenação de Victor de Oliveira em Incêndios de Wajdi Mouawad.

Entre 2020 e 2022 Publicou as peças de teatro: Dentro do estômago do mundo|dentro do vazio, para ser mais exato (Edições Húmus, 2022); O alguidar que chora ou a história das pedras que falam (edição de autor, 2020 e Húmus 2021).

Dedica-se também a literatura para infância e juventude. Na colecção LER PARA COMEÇAR da AIDGLOBAL (2022) publicou A aldeia dos Cajueiros mágicos, O Artesão e os macacos malabaristas e O Cão, a Lebre e o Pássaro; e é autor de O embondeiro e a cobiça do senhor Hiena (Fundza, 2021);

Participou nas antologias: Contos e crônicas para ler em casa – Volume I (Literatas, 2020) e Idai – marcas em verso e prosa (Gala Gala Edições, 2020);

Formou-se em Teatro pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e é mestre em Teatro, especialidade em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa, tendo sido bolseiro do projecto PROCULTURA financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerida pelo Camões, I.P.

Em 2018 foi distinguido com o Prémio de Artes e Cultura da Mozal, na Categoria de Teatro, e ficou em Primeiro Lugar num concurso de poesia promovido pelo Centro Cultural Moçambicano Alemão (CCMA).



Obras Publicadas

Galeria do Autor