A editora Sandra Tamele, o escritor Carlos Paradona e os músicos José Manuel (Jomalu) e Isáu Meneses estarão reunidos esta semana para discutir questões ligadas ao livro e aos direitos autorais em Moçambique, no Centro Cultural Moçambique-China.
O evento, organizado pelo Instituto das Indústrias Culturais e Criativas (INICC), contará com duas mesas redondas. Na primeira mesa, será abordado o tema “Indústria do Livro e Acessibilidade”, destacando a necessidade urgente de democratizar o acesso ao livro em Moçambique, onde ainda é considerado um privilégio devido às barreiras de aquisição e acessibilidade enfrentadas por muitos. Na segunda sessão, o foco será na Gestão dos Direitos Autorais.
O INICC destaca a crescente importância dos direitos autorais nas esferas socioeconômicas e culturais, propondo uma análise da situação atual da gestão desses direitos em Moçambique, bem como a exploração de diferentes abordagens eficazes para o sistema local, destacando vantagens e desvantagens dos modelos existentes.
Ambas as mesas redondas estão programadas para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, dia 23 de Abril, com a primeira a iniciar às 10h30 e a segunda às 12h30.
Durante as sessões, também será discutida a importância do acesso ao livro para pessoas com deficiência visual, em conformidade com o tratado de Marraquexe, do qual Moçambique é signatário, que estabelece a disponibilidade de obras bibliográficas para esse público.