Com o intuito de impulsionar o sector cultural e criativo, a BDPALOP (Banda Desenhada nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) lançou a iniciativa Bolsa Literária de Criação de Bandas Desenhadas, destinadas a cidadãos Moçambicanos, Angolanos ou Cabo-Verdianos maiores de 18 anos, podendo submeter seus trabalhos até 15 de Marco.
Esta bolsa, apoiada pelo PROCULTURA e financiada pela União Europeia, tem como objetivo não só apoiar financeiramente, mas também oferecer formação e mentoria a 18 bolseiros anualmente, impulsionando a produção de 9 obras de banda desenhada por ano.
A visão por trás desta iniciativa é transformar a BDPALOP em um negócio comercial sustentável e em crescimento, colocando-a como uma referência internacional na produção de banda desenhada em África. Além disso, busca-se garantir que artistas e profissionais do meio tenham acesso a mais oportunidades no sector.
Nesta edição, serão selecionados e apoiados 3 projectos em Moçambique, 3 em Angola e 3 em Cabo Verde. Contudo, a BDPALOP reserva-se o direito de rever o número de projetos apoiados, caso não atinjam as condições mínimas de qualidade exigidas.
A BDPALOP é um movimento essencial para o fortalecimento do ecossistema da banda desenhada nos países PALOP, visando promover, dinamizar e consolidar o interesse na criação e consumo de banda desenhada em Moçambique, Angola e Cabo Verde.
Consulte Aqui o regulamento