O escritor Bento Baloi participará, sábado, 20 de julho, do espaço “Conversas no Roda”, em Lisboa. A conversa acontece entre as 18h30 e as 19h30.
De acordo com o jornal O País, Bento Baloi trocará impressões com escritores, ensaístas e apreciadores das literaturas africanas de língua oficial portuguesa, numa sessão fraterna e aberta ao público em geral. O projecto “As Conversas no Roda”, pretende ser um espaço de encontro entre várias disciplinas artísticas, cruzando a literatura com a música, as artes plásticas e a culinária.
O espaço Roda Viva localiza-se em Alfama, na cidade de Lisboa, e há anos é um local de convergência entre artistas, sobretudo moçambicanos. Conforme relatado pelo O País, o proprietário do espaço comentou sobre a ideia do evento de sábado: “Vimos na sessão com Bento Baloi um ponto de encontro para conhecer outras culturas a partir da língua. Aliás, o encontro com Bento Baloi marca uma nova fase e um relançamento das conversas que irão acontecer de forma permanente e com vários convidados de diversas áreas. Desta forma, pretendemos proporcionar aos participantes uma viagem a África sem sair de Lisboa”, disse Chamba.
Ainda segundo O País, Bento Baloi afirmou sobre “As Conversas no Roda”: “Espero ter uma conversa amiga e fraterna com amantes da literatura moçambicana em Lisboa. É importante que continuemos a servir-nos da literatura para construir e solidificar as pontes que nos unem”.
A sessão no Roda Viva também servirá para Bento Baloi apresentar aos lisboetas, que ainda não o leram, o seu premiado romance “No verso da cicatriz”, distinguido no ano passado na primeira edição do Prémio Literário Mia Couto. “No verso da cicatriz” é um livro intenso, que retrata as consequências da guerra em Moçambique.
O encontro com Bento Baloi no Roda Viva contará com a moderação dos escritores moçambicanos residentes em Portugal, Sérgio Raimundo e Miguel Luís.