O Camões – Centro Cultural Português em Maputo anuncia a abertura de candidaturas para uma residência literária a realizar-se em Lisboa, Portugal. Durante o período de 1 a 29 de fevereiro, escritores de língua portuguesa, com nacionalidade moçambicana ou residência oficial em Moçambique e obra publicada, são convidados a participar deste programa.
A residência literária, programada para ocorrer de 1 a 31 de maio de 2024, é parte do Programa de Intercâmbio Literário, promovido sob o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP. Este programa tem como objectivo principal incentivar a criação literária e promover a internacionalização da cultura.
O Escritor ou escritora selecionado terá a oportunidade de desenvolver um projecto de criação literária em Lisboa, com benefícios que incluem uma bolsa no valor de setecentos e cinquenta euros (750€), viagem internacional custeada e alojamento gratuito na cidade durante o período da residência. Os interessados podem formalizar suas candidaturas preenchendo um formulário disponível no website do Camões – Centro Cultural Português em Maputo: http://camoes-ccpmocambique.co.mz/ As candidaturas devem ser enviadas preferencialmente para o e-mail geral.camoes-ccp@tvcabo.co.mz, ou através de envelope opaco e fechado para o endereço Av. Julius Nyerere, 720, Maputo. As Normas de Participação e outros documentos necessários estão disponíveis no mesmo site.
Paralelamente, no mesmo período de 1 a 29 de fevereiro, a Direção Municipal de Cultura do Município de Lisboa também abre candidaturas para uma residência literária a ser realizada na cidade de Maputo, Moçambique, de 1 a 31 de outubro de 2024. Este programa destina-se a autores(as) de nacionalidade portuguesa com obra publicada, ou que tenham morada fiscal ou comprovadamente vivam, estudem e/ou trabalhem no concelho de Lisboa. As candidaturas para esta residência em Maputo podem ser submetidas online através da plataforma de residências artísticas – LAAR, disponível em http://laar.cm-lisboa.pt/, onde também podem ser consultadas as Normas de Participação.