O Prémio Bunkyo, organizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Comissão de Actividades Literárias – Seção de Língua Portuguesa, visa reconhecer obras escritas em língua portuguesa com o tema “Terra Estrangeira” para esta edição.
Os interessados devem enviar 03 (três) exemplares da obra, acompanhados da Ficha de Inscrição preenchida, até o dia 28 de Junho de 2024.
A obra vencedora do concurso literário será anunciada durante solenidade realizada anualmente no mês de novembro.
Em 2023, o concurso reconheceu a obras “Floradas em Atacama” de W Pereira Carneiro, “Os Nossos Feitiços”, da autoria da escritora moçambicana Virgília Ferrão Salvador , Katuka e Ave Maria de Carol Meyer. A distinção premiou obras literárias publicadas em 2020, 2021 e 2022 que destacaram o papel da mulher como personagem principal.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão – organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade do Bunkyo atribuída desde seu nascimento tem sido preservada (e praticada) ao longo desses anos.
Consulte o regulamento: aqui