O Camões – Centro Cultural Português em Maputo, em parceria com o Centro de Língua Portuguesa na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP-Maputo, está a promover a 21.ª Edição do Prémio Eloquência Camões, um concurso destinado a estudantes universitários.
O concurso, que decorre até 03 de maio de 2024, segue um modelo usado nas edições anteriores. A competição é dividida em três fases distintas. Na primeira fase, que ocorreu entre os dias 20 de março e 5 de abril, foram selecionados os melhores textos argumentativos e discursos produzidos por estudantes universitários de cursos de licenciatura.
Na segunda fase, programada para os dias 26 de abril a 02 de maio, os autores dos dez melhores textos participarão de uma Oficina de Oralidade dinamizada pela actriz Ana Magaia. Finalmente, no dia 03 de maio, o Centro Cultural Português em Maputo será palco da grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão revelados os discursos vencedores.
Os estudantes universitários que não foram finalistas em edições anteriores têm a oportunidade de competir apresentando discursos de até 400 palavras, abordando temas como a igualdade de género, o saneamento do meio ambiente, as redes sociais e tecnologia na educação dos jovens, e o contributo dos jovens para o desenvolvimento de Moçambique e o bem-estar social.
Os vencedores do Prémio Eloquência Camões 2024 não apenas receberão formação em técnica oratória ministrada por Ana Magaia, mas também serão premiados com valores monetários e material didáctico. O evento conta com o apoio da Plural Editores Moçambique.