Começa hoje em Portugal o ciclo de lançamentos do livro Chãos e Outras Arritmias do moçambicano Francisco Guita Jr.
A apresentação de Chãos e outras Arritmias seguirá, seis pontos nas terras lusas, nomeadamente Póvoa de Varzim, hoje 16.02 no Cineteatro Garrett. As 16:30, no Porto, dia 19, no Dona Mira – Café Bar & Cultura pelas 18:00, em Lisboa, dia 21 na Livraria Ler Devagar às 18:30 e em Coimbra, em local dia e hora a anunciar.
Guita Jr. Que em 2021 foi finalista do prémio Literário Gloria Santt’ Ana, através do título Da Pele do rosto, um livro de poesias abstratas em que a guerra, a saudade e a critica social são alguns dos temas sobre os quais o autor se expressa, apresenta desta vez Chãos e Outras Arritmias igualmente um livro de poesias.
Guita Jr. (Francisco X. Guita Júnior) nascido a 14 de março de 1964 em Inhambane, Moçambique.
Inicia a sua actividade literária no Xiphefo, Caderno Literário, em 1987, do qual é membro fundador.
Estreia-se em 1997 com o livro de poesia O Agora e o Depois das Coisas (Ed. AEMO – Associação dos Escritores Moçambicanos). Em 2000 publica Da Vontade e de Partir (Prémio FUNDAC – Rui de Noronha, 1999) e Rescaldo (1.º Prémio de Poesia TDM – Telecomunicações de Moçambique, 2001) pela editorial Ndjira. Lança em Portugal e Moçambique, em 2006, Os Aromas Essenciais pela Editorial Caminho e Ndjira, e Los Aromas Essenciales em 2010, pela Ediciones Baile de Sol, Islas Canárias. Tem textos dispersos em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.