A Rede de Editoras Independentes de Moçambique, uma iniciativa que junta cerca de 10 editoras moçambicanas, realiza a sua primeira acção entre os dias 5 e 6 de Dezembro. Trata-se de uma feira de livro, a ter lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, que, para além de exposições de livros, envolve lançamentos, conversas, assinaturas de autógrafos, oficinas e jogos.
Durante dois dias, entre às 10h00 e 17h30, editoras como Ethale Publishing, Kuvaninga, Fundza, Kulera e TPC terão os seus títulos expostos e os seus autores poderão conceder autógrafos, para além de conversas sobre os livros.
A título de exemplo, a Ethale Publishing, logo no primeiro dia da feira, propõe-se a realizar um ‘jogo literário’, que consiste na narração de factos inspirados na leitura de imagens em dados.
Já a Kuvaninga, durante dois dias, irá protagonizar uma oficina de livro com capa de cartão reaproveitado ao livro “Cartas e outras crónicas”, de Mário Teixeira a ser lançado no dia seguinte no âmbito da feira.
A Editorial Fundza, por sua vez, propõe uma sessão de autógrafos com os seus autores ao longo dos dois dias e dois lançamentos de livro, um a cada dia, a frisar: “Mungadze e lenda do reino musical”, de Agnaldo Bata e “Encontro em Rosebank”, de Lex Mucache.
Ainda no primeiro dia, a Editora Kulera sugere uma conversa com o autor Zaiby Manasse à volta dos livros “A caneta do balcão 1” e “O entroncamento”. Já a TPC Editora irá apresentar, a seguir, “Mwambo wa Cisena”, gramática de cisena, da autoria de Marcos Muledzera e Padre Dionísio Simbe.
Importa realçar que as actividades propostas têm a duração máxima de uma hora, permitindo, assim, maior circulação no jardim para os utentes apreciarem o livro, aliás, o maior propósito da feira.
Portanto, esta é a primeira experiência da Rede de Editoras Independentes de Moçambique, um organismo recém-criado que visa, acima de tudo, criar sinergias entre pequenas editoras em defesa dos seus interesses, do mercado livreiro e da literatura moçambicana, através da realização de actividades conjuntas, como uma feira do livro anual, apresentação de um catálogo comum, financiamento colectivo, troca de experiências e formação.
Até ao momento, para além das já mencionadas, compõem à Rede de Editoras Independentes as seguintes editoras: Khupaya, Índico e Massinhane Edições.
Para mais informações sobre a Rede de Editoras Independentes de Moçambique e sobre a feira, bem como cobertura e marcação de entrevistas, por favor contacte: (+258) 84 817 19 64