Énia Lipanga Inicia Digressão Cultural pelo Brasil

 A autora e activista social Énia Lipanga realizará uma digressão cultural pelo Brasil durante os meses de agosto e setembro, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista.

No Brasil, Énia participará de uma série de eventos focados em poesia, activismo e intercâmbio cultural. “Com a chegada das redes sociais, notei um aumento significativo no interesse dos leitores brasileiros pelos meus escritos. Recebi vários convites ao longo do tempo, mas sempre quis realizar uma viagem que me permitisse interagir de forma mais profunda com diferentes partes do Brasil, onde já sinto que tenho raízes”, declarou a autora ao jornal “O País”.

Segundo o jornal, Énia viaja ao Brasil a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esportes da Universidade Federal de Santa Catarina. “Em alinhamento com meu desejo e a disponibilidade de tempo, decidi aceitar este convite, aproveitando a oportunidade para unificar outros convites que já havia recebido anteriormente”, acrescentou.

A digressão começa em São Paulo, onde Énia será recebida por poetisas feministas brasileiras para um intercâmbio cultural. Além disso, Lipanga conduzirá uma roda de conversa com a União de Mulheres de São Paulo, abordando o tema “Arte que Salva”. Ainda em São Paulo, ela realizará uma edição do sarau cultural “Palavras são Palavras”, com a participação de poetas e declamadores renomados da região.

Na semana seguinte, no Rio de Janeiro, a marca GDarkestampas apresentará uma amostra da coleção de roupas “Sou África”, criada em homenagem à escritora em 2018. Em Niterói, Énia apresentará uma edição especial do sarau “E Quando Me Tornei Corpo”, que foi originalmente apresentado em Maputo, e participará de uma conversa na Universidade Federal Fluminense.

Um dos momentos mais aguardados desta viagem será o encontro a portas fechadas com a renomada escritora Conceição Evaristo, no qual ambas compartilharão suas experiências e perspectivas sobre literatura e ativismo.

 Para encerrar sua passagem pelo Rio de Janeiro, Énia realizará um recital de poesia, com a participação especial de artistas e agitadores culturais, entre eles a rapper e ativista Doralyce e o produtor cultural Renato Preto Basquiat.

 Em Florianópolis, a artista moçambicana participará de eventos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esportes (Secarte). Énia ministrará uma palestra sobre as vozes femininas moçambicanas e reapresentará o sarau “E Quando Me Tornei Corpo?”, desta vez com a participação da escritora Eliane Debus.

 A digressão será concluída em Boa Vista, onde a poetisa participará de uma conversa sobre seus livros e a “moçambicanidade”.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *