Fátima Taquidir vence Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa 2023 com o livro “Disrupção”

A autora Fátima Taquidir, que concorreu sob o pseudónimo de Gaiaguango, foi anunciada como a grande vencedora da edição de 2023 do Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa com a obra intitulada “Disrupção”.

O júri, composto por Lucílio Manjate (Moçambique), Sara Laisse (Moçambique) e Paula Mendes (Portugal), escolheu por unanimidade a obra de Fátima Taquidir, considerando-a “ousada e agradável combinação entre o romance histórico e psicológico”, explorando de maneira magistral o paradoxo e a síntese de paisagens e culturas. A autora utilizou a descrição como expediente técnico de alcance imagético e simbólico, aliado a uma investigação documental cuidada.

Além disso, o júri concedeu duas menções honrosas a obras: “Demónios na terra dos anjos”, de Geremias Mendoso (1996, residente em Nampula), assinado pelo pseudónimo Maria de Fátima José, e “As patas de elefante do meu pai”, de Gonçalo Cardoso (1988, residente em Maputo), assinado pelo pseudónimo Moze.

Nesta edição, 42 textos concorreram ao Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa, destacando a diversidade e qualidade das obras submetidas.

Fátima Issufo Camal Taquidir, nascida em Inhambane em 1958, é a mente criativa por trás de “Disrupção”. Com uma trajetória de vida fascinante, estudou e viveu em Inhambane até aos 16 anos, mudando-se posteriormente para Maputo, onde completou os seus estudos na Escola Comercial. Com experiência profissional diversificada, Fátima trabalhou na área comercial, na cidade da Beira e em Maputo, além de ter emigrado para Portugal em 2002.

Mãe de três filhos e avó de três netos, Fátima Taquidir enfrentou a adversidade ao ficar viúva muito cedo. Surpreendentemente, o livro “Disrupção” é uma obra de pura ficção, nascida das histórias romanceadas compartilhadas por pessoas que viveram em Angola, um solo que a autora nunca pisou. Este feito literário demonstra a habilidade de Fátima Taquidir em transformar experiências e narrativas em uma peça cativante de ficção.

O Prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa contempla a edição da obra vencedora, bem como a atribuição do valor monetário de 5000 € (cinco mil euros) ao(à) vencedor(a).

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/catalogus/public_html/wp-content/litespeed/js/e5aadc0a84dad9f60d41765631a79bc8.js.tmp): failed to open stream: No such file or directory in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:140 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/catalogus...', 140, Array) #1 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(140): md5_file('/home/catalogus...') #2 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://catalog...', 'js', true, Array) #3 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #4 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/catalogus/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\O in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 140