Tem lugar de 27 a 29 de Julho, no Paços do Município e em escolas Secundárias da capital moçambicana, a 9a edição da Feira do Livro de Maputo.
O poeta-Rui-de-Noronha, um dos mais sonantes nomes da história da literatura moçambicana, considerado poeta da transição e um dos pioneiros da poesia moçambicana, é patrono desta edição que também homenageia o autor Mia-Couto pela observação quase imediata dos problemas que apoquentam a sociedade moçambicana.
Considerado o “poeta dos poetas” moçambicanos, a escolha de Rui de Noronha para patrono da 9a edição da Feira do Livro de Maputo, justifica-se segundo a vereadora da Cultura e Turismo da cidade Maputo, Isabel Macie pelo facto de Noronha ter sido uma das primeiras figuras a propor a moçambicanização da literatura moçambicana.
Por sua vez, a directora dos serviços dos municípios de Arquivos e Bibliotecas, Cristina Manguele, considera esta uma oportunidade de olhar a fundo produção literária de Mia Couto de modo a tentar perceber os processos de formação e internacionalização da literatura moçambicana.
A Feira do Livro de Maputo inclui conversas, palestras, sessões de leitura e autógrafos. Está ainda prevista a atribuição da Medalha Acácia Rubra (oferecida pelo desempenho dos artistas e sua contribuição através das artes), ao autor do livro “Lua Nova”.
A nível nacional está confirmada a participação dos autores Francisco Noa, Hirondina-Joshua e Mia Couto. E do estrangeiro, foram anunciadas as presenças do autor Oswaldo de Araújo Santos e da atriz e professora de teatro, Christiane Sobral.