A Editorial Fundza lança nesta terça-feira, em Maputo, os livros As máscaras da verdade, de Almeida Cumbane, e Água, uma colectânea de crónicas que reúne textos de 19 autores.
O evento terá lugar na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português às 17h30.
As máscaras da verdade foi editado pela Editorial Fundza na sequência de uma chamada literária aberta no início do ano. “Trata-se de um romance que mescla aspectos filosóficos, morais e éticos”, explica a editora em nota a imprensa.
Segndo a Fundza, a história do terceiro livro de Almeida Cumbane passa-se nas três províncias do Sul de Moçambique, com destaque para Maputo, onde o autor nasceu. Ao lerem a história, Cumbane gostaria que os leitores captassem a ideia de que nem tudo o que parece é.
Cumbane também é autor de “Ilusão à primeira vista” (romance, Prémio Literário TDM – 2016) e de “A distante proximidade” (contos e crónicas). Também é autor de peças teatrais e guiões de radionovelas. Tendo-se licenciado em Filosofia, mestrado em Ciências de Educação, actualmente, é docente no Instituto Superior Politécnico de Gaza.
Em relação à Água, é uma obra literária que resulta do concurso de crónicas, lançado ano passado e organizado pela Associação Kulemba, no âmbito da Feira do Livro da Beira (FLIB 2021). Ao instituir-se o concurso de crónicas sobre água, a Kulemba pretendeu activar nos estudantes universitários a capacidade de participarem no debate sobre as mudanças climáticas através da arte literária. Assim, 19 autores foram seleccionados para a antologia cujas histórias roçam, grosso modo, a ironia, o burlesco e o absurdo. Entre os autores, encontram-se Adelino Albano Luís (primeiro classificado do concurso de crónicas), Fernando Cambedza (segundo classificado), Arlindo José Cossa (terceiro classificado), Luís Nhazilo, Joaquim Oliveira, Iralinda Pelembe, Célia Simango e Elsa Sande.