É lançado no dia 24 de Novembro às 17h30 no edifício sede do BCI, o livro “A Alma da Água – Moçambique Depois dos Ciclones de 2019″, antologia que reúne contribuições de 29 escritores moçambicanos, que vão desde renomados autores a emergentes, entre eles, Marcelo Panguana, Juvenal Bucuane, Teresa Noronha, Sónia Sultuane, Nelson Lineu e Sol Macie.
A antologia é um tributo às regiões e famílias devastadas pelos ciclones Idai e Kenneth em 2019, e apresenta uma visão poderosa dos trágicos eventos. Outrossim, a obra é uma reflexão profunda sobre a importância da preservação e do respeito pela natureza, abordando diferentes nuances dos desastres naturais e enfatizando a necessidade de uma convivência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza que nos cerca.
De acordo com o COGEDU, o livro, apesar de reflectir muita dor e angústia, reflecte, também, “a grande força interna e a esperança que une o povo”. Para Pedro Pereira Lopes, que organizou o livro, avança que a concepção do livro foi motivada pela percepção de um “estado de calamidade”.
O livro, previamente publicado pela Gala-Gala e pela Literatas em 2020 (“IDAI: Marcas em prosa e verso”) é uma edição bilingue (português-inglês) especialmente editada pelo Comissariado Geral para a Expo 2020 (COGEDU) no âmbito da Expo 2020, que decorreu em Dubai, entre Outubro de 2021 a Março de 2022.
Enriquecendo a narrativa, o livro apresenta fotografias de Rui Lamarques, Emídio Josine e Mário Macilau. A apresentação ficará a cargo dos professores e escritores Cremildo Bahule e Dionísio Bahule.
Sobre a editora
A Gala-Gala Edições, fundada em Agosto de 2020, é uma editora moçambicana comprometida em promover e valorizar a literatura. Através de publicações de qualidade e eventos culturais, nossa missão é difundir as vozes e histórias moçambicanas, proporcionando uma plataforma para escritores talentosos e relevantes. Acreditamos no poder da literatura como uma ferramenta para inspirar mudanças e criar um futuro melhor.