O livro “Pintar Incongruências”, o primeiro destinado ao público adulto da escritora Angelina Neves, será apresentado no dia 16 de Novembro, às 17:30h, no Instituto Guimarães Rosa/Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo.
Com uma biografia fecunda dedicada à poesia, à literatura infantil e à educação, Angelina Neves emana um extracto humano que vibra naturalmente com a sua arte. A artista e a cidadã se anelam e formam uma expressão única, a da poetisa que aqui se encontra neste novo livro.
O escritor e cineasta brasileiro Escobar Franelas, descreve a obra como um Paradoxo entre a desconexão que se contrapõe à naturalidade do mundo material, estabelecendo uma conexão poética entre Neves e Fernando Pessoa.
“Pintar Incongruências” reúne 112 páginas divididas em sete partes, representando as cores do arco-íris, integra a colecção de poesia “Biblioteca de Poesia Rui de Noronha” da Gala-Gala Edições e terá apresentação feita pela professora brasileira Izzy Gomes (UEM).
Sobre a autora:
Angelina Neves nasceu em Maputo, em 1951. Escreveu mais de 40 livros infantis. Trabalhou ligada a projectos de divulgação e defesa dos Direitos das Crianças. As tentativas de fazer poesia vêm da infância. Um dia, aos 16 ou 17 anos, a Angelina enviou, para um jornal que tinha uma página cultural onde se publicava poesia, um poema que foi “ignorado”, e aí decidiu que “não tinha entendimento suficiente para ser poeta”, e que a poesia só servia para ela brincar de poeta consigo mesma.