O Moz Slam realiza esta quarta-feira, 23 de Março, o sarau cultural “Heroínas”, protagonizado por Lorna Zita, Denise Fazenda, Ema de Jesus e Jéssica Cristina, na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), em Maputo.
Será um sarau de artes performativas, onde a poesia falada, corpo e acção fundem-se.
Trata-se, segundo Hamilton Chambela, organizador do evento, de uma homenagem às quatro poetisas no cartaz por estas se terem destacado nas quatro edições do Moz Slam, quebrando todos os tabus sobre a participação feminina nesta modalidade poética em que os homens tem sido a maioria.
“Queremos com este encontro despertar o interesse pela poesia noutras mulheres e permitir que a poesia falada ganhe, cada vez mais, um lugar de destaque no universo cultural moçambicano”, refere Chambela.
De acordo com Chambela, “será um evento unicamente feito por mulheres, grandes mulheres diga-se, farão apresentações individuais e em grupo. Mais do que deixar a palavra, farão uma demonstração de seus sentimentos. Há boas surpresas sendo preparadas”.
O sarau cultural “Heroínas”, entende o organizador do evento, será para ouvir vozes de luta, que nas suas mensagens advogam justiça, paz, igualdade e equilíbrio social.
Pretende-se com o sarau tornar a literatura acessível e de interesse de todas as camadas sociais. A poesia falada, afirma Chambela, pretende-se que seja um hino do sul a norte de Moçambique.