Os autores Énia Lipanga, Mia Couto e Elisa Gordo participam hoje, 12 de Dezembro no palco da Fundação Fernando Leite Couto, da iniciativa “Incluarte”, um sarau que tem como objectivo central promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da expressão artística.
O “Incluarte” faz parte das festividades da Semana de Arte Inclusiva, que teve início no dia 11 de dezembro e se estenderá até o dia 15 do mesmo mês. Esta semana celebra a diversidade e estimula a reflexão social sobre a realidade das pessoas com deficiência.
O sarau, focado em poesia acústica, contará também com a participação de Ngela Comé no violoncelo, Mirrely Timbana interpretando em língua de sinais, além da sessão de leitura do livro “Sonolência e Alguns Rabiscos”, escrito pela autora e poetisa Énia Lipanga. Vale destacar que o livro é acessível em Braille, enfatizando o compromisso com a inclusão.
O “Incluarte” teve seu início em 2019, resultado de uma colaboração valiosa com a Associação TV Surdo Moçambique. A iniciativa reúne ativistas e artistas comprometidos em conscientizar os organizadores de eventos sobre a importância de incluir pessoas com deficiência em suas iniciativas. O evento destaca especialmente a relevância do Braille e das línguas de sinais na construção de uma sociedade unida e solidária.
Imagem: enialipanga.lipanga