O poeta moçambicano Jeconias Mocumbi venceu recentemente o primeiro Prémio Internacional de Poesia Lusófona Floriano Martins, organizado no Chile, com o livro “Os Dedos da Agonia”.
De acordo com o Jornal Noticias, como resultado da distinção, será este ano publicado numa edição bilingue, português e espanhol, pela LP5 Editora na Colecção de Poesia Plateado 2024. O júri do prémio escreveu na sua acta de deliberação do vencedor que a obra distinguida apresenta uma densidade emocional com que o autor transmite os dramas da luta de libertação nacional contra o regime colonial português.
“À tona dos versos, outras situações sobrenadam o caso específico do combate ao terrorismo em Cabo Delgado, o que logo à entrada se anuncia na citação de Ibrahim Traoré, líder do Burquina Faso, um militar também, conferindo à obra uma amplitude a merecer atenção, atendendo que a produção cultural e de história de África subsaariana, por força da colonização, foi durante séculos silenciada”, lê-se.
O jurado acrescentou que “se acresce ao valor poético do livro o seu contributo para a compreensão de um continente sangrado, que sangra ainda, com países dilacerados em busca das suas raízes e do seu lugar no mundo”.
Jeconias Mocumbe, cognome de Edilson Sostino Mocumbe, nascido a 02 de Março, formado em Ciências Policias pela ACIPOL, co-fundador e secretário geral da Associação Cultural-Tindzila, editor e coordenador editorial na Massinhane Edições, Administrador do Blog Tindzila, publicou em co-autoria a obra Espirtualidade Poética, poesia, chancelada pela Kulera e é autor da obra Calvário e a Cruz, antologia híbrida, publicação do autor e recentemente reeditada pela Massinhane Edições. Tem publicações dispersas em antologias e revistas nacionais e internacionais.