O livro “Moçambique Dividas Ocultas na Voz dos Protagonistas”, da autoria do Jornalista Felisberto Firmino é apresentado hoje às 17h horas na loja Celo em Maputo.
“Moçambique Dividas Ocultas na Voz dos Protagonistas” é uma narrativa baseada em histórias e personagens reais, que são identificados pelos seus próprios nomes completos. O livro aborda o julgamento público em torno das Dividas Ocultas, que durou um ano e quatro meses, de 23 de agosto de 2021 a 7 de dezembro de 2022, sendo aberto à imprensa até ao seu desfecho, apesar das objecções dos advogados de defesa dos réus.
Felisberto Firmino baseou-se em relatos diários do julgamento, principalmente da Agência de Informação de Moçambique (AIM), onde trabalha há quase quatro décadas, com o objectivo de fornecer uma compreensão mais ampla para aqueles que não puderam assistir ou ouvir o julgamento. O livro não comenta as histórias, mas apresenta as declarações de cada réu, as intervenções do juiz presidente do caso, as perguntas da magistrada do Ministério Público, as da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), além das dos advogados de defesa dos réus e dos declarantes.
O autor destaca a importância da palavra impressa, que pode ser revisitada sempre que necessário, ao contrário da palavra transmitida por rádio ou televisão. “Moçambique: Dívidas Ocultas na Voz dos Protagonistas” permite aos réus e outros intervenientes processuais revisitarem seus testemunhos, refletirem sobre seu desempenho no tribunal e considerarem o que poderiam ter dito ou omitido durante o julgamento.
O livro também oferece ao leitor a oportunidade de formar suas próprias opiniões sobre quem mentiu ou não, quem desfalcou o Estado, quem branqueou capitais e quem participou de atividades criminosas. Além disso, destaca-se que o julgamento foi uma oportunidade de aprendizado em relação às leis e ao direito, trazendo alguns artigos e leis relevantes citados durante o processo.
O livro “Moçambique: Dívidas Ocultas na Voz dos Protagonistas” sai sob chancela da editora Kulera e será apresentado pelo académico José Castiano, professor com a cátedra de Filosofia Africana e vice-reitor Académico na Universidade Pedagógica de Maputo.