Hoje, 06 de Fevereiro, na cidade de Maputo, o escritor Juvenal Bucuane apresenta seu mais recente livro, intitulado “Celebrar a Vida: Poemas de Recesso e Esperança”. A obra, com 127 páginas, é uma colectânea de poemas escritos durante os anos de 2020 e 2021, períodos marcados pela pandemia da Covid-19, que impactou o mundo e levou as pessoas ao confinamento.
Editado pela Alcance Editores, o livro é descrito como um conjunto de poemas que retratam os momentos difíceis da pandemia, desde seu início no final de 2019, seu auge em 2020, até sua desaceleração em 2022. Os poemas, escritos em meio a incertezas e medo, reflectem a resiliência humana e a busca por esperança mesmo nos momentos mais sombrios.
A sinopse destaca que “Celebrar a Vida” é uma ode à superação, um convite para erguer os sonhos que foram frustrados pela desesperança. É um chamado para sair da inércia e da apatia que se instalaram nas profundezas de nossas vidas durante a pandemia, transformando nossos corações em sinos que ressoam com a vibração da vida.
Bucuane nasceu em Xai-Xai, a 13 de Outubro de 1951. Publicou os livros “A Raiz e o Canto”, “Requiem: com olhos secos”, “Xefina”, ” “Segredos da Alma”, “Limbo verde”, “Kumbeza”, “A Denuncia”, “Masingita- ou a subtileza do incesto” e “Phombe- um trágico 7 de janeiro em Chitima”. E licenciado em direito e em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane, e fez estudos portugueses pela Universidade de Lisboa. E membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e honorário do Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) e do Mil, embaixador Cultural da Union Hispanomundial de Escritores (UHE Moçambique) e da International Mariinsskaya Academy IMA (Departamento da Republica de Moçambique). Foi distinguido ” Escritor do ano 2019″ pelo CEMD em Lisboa, e e patrono do concurso anual de poesia ” Juvenal Bucuane”, criado em 2021, pela Universidade Joaquim Chissano.