A Associação kulemba anunciou abertas as inscrições da primeira edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-Juvenil dirigido a autores moçambicanos que podem concorrer com poesia e prosa entre os dias 3 de Abril até ao dia 5 de Maio.
A iniciativa, na sua primeira edição, abarca-se nas comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, 02 de Abril, e se insere nas actividades do Festival do Livro Infantil da Kulemba (FLIK 2023), que vai decorrer entre 14 e 17 de Junho, na cidade da Beira.
A nota de imprensa refere que, a obra vencedora da primeira edição do Prémio Nacional de Literatura Infanto-Juvenil será anunciada durante a realização da 6ª edição do FLIK 2023, cuja programação inclui lançamentos do livro, sessões de debate e oficinas criativas subordinada ao lema “Ler para reduzir o risco de desastres”.
Neste ano a Associação kulemba estreará o projecto “Madrinhas literárias”, que pretende dar um devido acompanhamento às raparigas que se estão a iniciar na escrita. A patrona dessa edição é a escritora e editora Teresa Noronha, que é uma das “madrinhas literárias”.
A mesma nota a kulemba informou que no FLIK 2023 serão destinguidos os melhores livros lançaos nos anos 2021 e 2022, apurados pelo júri composto pelo escritor Ungulani Ba Ka Khosa (Presidente), Angelina Neves e Alberto da Barca.
A Associação kulemba é uma organização sem fins lucrativos, idealizada por grupo de jovens moçambicanos, foi fundada a 06 de Agosto de 2015, na cidade da Beira.
O regulamento está disponível no site http://www.kulemba.org