O lançamento do Catálogo Digital da Residência Criativa Audiovisual UPCycles 2019-2022, uma iniciativa promovida pela Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM), teve lugar no dia 27 de Março, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
A Residência Artística UPCycles tem como propósito fomentar a criação artística, a mobilidade e o intercâmbio entre artistas emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Desde a sua primeira edição, em 2019, esta residência oferece aos participantes um ambiente propício para o desenvolvimento de obras multimédia, utilizando imagens dos arquivos audiovisuais dos PALOP, objectivando promover novas interpretações da História e da Memória desses países.
O catálogo, elaborado pela DEZAINE Talk, apresenta uma síntese dos trabalhos realizados ao longo das três primeiras edições da residência criativa, fornecendo um contexto essencial para compreender o impacto e a evolução do projeto.
A cerimónia de lançamento contou com a presença da curadora residente do projecto, Ângela Ferreira, a historiadora Alda Costa – membro permanente do comitê de selecção UPCycles -, o realizador João Ribeiro, designers e vários artistas participantes nas edições de 2019 a 2022.
Na Residência Artística UpCycles, os artistas têm a liberdade de explorar os arquivos de acordo com sua própria visão criativa, utilizando humor e originalidade para apresentar material que estimule a reflexão e a interação com a sociedade.
Ângela Ferreira, destacou a importância de recontextualizar a história em circunstâncias onde parece escassa, ressaltando a necessidade de “historizar como nós quisermos” e pensar em continuidades.
A UPCycles é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com o apoio da Fortaleza de Maputo – Direção da Cultura da Universidade Eduardo Mondlane, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
A AAMCM, fundada em 2016, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e comunicação sobre a história do cinema em Moçambique, tornando esta iniciativa um marco significativo na promoção da arte e da cultura audiovisual no país.