O prémio Never Too Late, promovido pelo bridportprize, foi lançado para incentivar escritores com 60 anos ou mais a darem os primeiros passos na escrita. A iniciativa tem como objectivo reconhecer e valorizar o potencial criativo e a riqueza de experiências dos autores mais velhos.
A autora britânica Kit de Waal, de 64 anos, é a principal embaixadora do prémio. O seu romance de estreia, My Name is Leon, foi publicado quando tinha 56 anos, mostrando que nunca é tarde para começar. “Mesmo agora, aos 64, considero-me no meio da carreira, com muito mais a fazer e dizer”, declarou Kit, celebrando a criação do prémio.
O Never Too Late Award oferece um prémio de 500 libras e está aberto a autores de todo o mundo que escrevam poesia, contos, romances ou ficção curta. A iniciativa é apoiada pela agência literária londrina AM Heath, que conta com mais de um século de atuação no sector editorial.
O prazo para submissão das obras termina em 31 de maio de 2025. Segundo os organizadores, este é mais do que um concurso literário, mas sim um reconhecimento da resiliência, do trabalho árduo e das vozes que emergem com o passar dos anos.
Imagem: justin David
Mais informações em: https://bridportprize.org.uk/news/new-never-too-late-60-award/