O primeiro volume da tetralogia “A Amiga Genial, escrito pela autora italiana Elena Ferrante, conquistou o primeiro lugar na lista dos 100 melhores livros do milênio, publicada pelo jornal The New York Times.
Os 100 livros foram classificados com base numa pesquisa que contou com a participação de 503 votantes. Em 2019, o The Guardian classificou o livro como o décimo primeiro melhor desde 2000.
“A Amiga Genial”é uma narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ao mesmo tempo leve e profunda, retratando conflitos familiares e amorosos em uma sucessão de episódios que envolvem as personagens Lila e Elena. A história acompanha o encontro de duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e a evolução de sua amizade ao longo da adolescência.
Elena conhece Lila na primeira classe. Ambas provêm de famílias modestas: o pai de Elena é porteiro na câmara municipal, enquanto o pai de Lila, o Sr. Cerullo, é sapateiro. Lila é audaciosa, sagaz e corajosa, tanto em palavras quanto em acções. Sempre tem uma resposta pronta e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja. Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a vê-la como uma fonte de inspiração.
As vidas das duas amigas tomam rumos diferentes quando Elena continua os estudos no ensino médio, enquanto Lila precisa lutar por si e por sua família no bairro onde vive. Mesmo assim, a amizade entre elas persiste.
O segundo lugar na lista dos melhores livros do milênio foi para o estudo histórico “The Warmth of Other Suns: The Epic Story of America’s Great Migration”, de Isabel Wilkerson, seguido pelo romance histórico “Wolf Hall”, de Hilary Mantel.
Confira a lista completa dos 100 melhores livros do século XXI aqui.