Livro de Homenagem ao General Bonifácio Gruveta será lançado na Zambézia

“Gruveta, General de Todas as Frentes”, um livro de homenagem ao General Bonifácio Gruveta, coordenado pelos autores Lo-Chi e António Barros, será lançado no povoado de Domela, em Namacata, província da Zambézia, no dia 5 de Julho.

“Gruveta, General de Todas as Frentes” é uma compilação de depoimentos de várias personalidades que conviveram e trabalharam com o homenageado, entrevistas e uma selecção de fotografias que retratam a sua vida.

Segundo os coordenadores do livro, Lo-Chi e António Barros, a inspiração da obra veio da necessidade de se homenagear Bonifácio Gruveta, “uma figura única, de destaque em várias frentes de combate pela pátria, boa governação, amizade, companheirismo e lealdade”. Para os autores, o lançamento da obra representa um momento ímpar de celebração da vida de um herói nacional e do seu legado.

De acordo com prefaciador, Mussagy Daude Jeichande, Gruveta “é tido como o General de todas as frentes porque, ao longo do seu compromisso histórico, coube-lhe o desafio de abrir frentes, quer durante a Luta de Libertação Nacional, quer após a independência”.

O lançamento, em Domela, seu povoado natal, terá início às 14:30 hrs e será o primeiro passo da apresentação da obra ao público, seguindo-se uma outra cerimónia na cidade de Maputo, em data e local a anunciar oportunamente. A apresentação da obra estará a cargo do escritor Hélder Muteia. Na ocasião, será anunciado e lançado o Festival Bonifácio Gruveta.

“Gruveta, General de Todas as Frentes” sai pela chancela da Gala-Gala Edições e inaugura a colecção “Individualidades e Espaços”.

 

Sobre os coordenadores

Lo-Chi

Nasceu em Quelimane, em Maio de 1955, no quase limite do signo Touro. Tem crónicas e artigos de opinião publicados em diversos órgãos de informação. Publicou o livro de crónicas “No Subúrbio das Palavras”. Na forja encontram-se “Crónicas Travessas”, “Os Marcos da Fagocitose Perversa”, “Pensamentos da Temba” e, em co-autoria, “Alagúrdia, um neologismo simbolizante”. Considera-se apenas um atrevido escrevente.

António Barros

António Barros nasceu em Quelimane, em 1956. Em 1976, ingressou na Rádio Moçambique, como jornalista, tendo sido administrador executivo. Formou-se em jornalismo pelo Instituto Internacional de Jornalismo de Berlim. Foi deputado à Assembleia da República de Moçambique. É Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Transmissão e Multiplexação e Transporte (TMT). É Presidente da Associação dos Bons Sinais.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *