Pelo quinto ano consecutivo, a cidade de Maputo será palco do Festival Internacional de Poesia e Artes Performativas, Poetas D’Alma. O evento acontecerá de 15 a 30 de Outubro de forma itinerante em diversos espaços culturais sob o lema “FALA FELA”, pretexto para celebrar o 20.⁰ aniversário das renomadas Noites de Poesia levadas a cabo pelo Colectivo Poetas D’Alma e com a curadoria de Feling Capela.
De acordo com a curadoria do festival, a edição numero 5 do Poetas D’Alma será dedicada à arte da palavra oral em saraus intimistas multidisciplinares, com o intuito de eternizar o legado de algumas figuras inspiradoras tais como Fela Kuti, Samora Machel, Júlio Carrilho, Rui de Noronha, Fanny Pfumo, Calane da Silva, Noémia de Sousa, José Craveirinha, Eduardo White, Azagaia, Rafael da Câmara, Refiloe Rantsieng, Atanásio Nyussi, entre outras.
A presente edição contará com a presença de mais de 20 artistas nacionais e internacionais, cerca de 20 performances, mesas-redondas, oficinas criativas, noites de poesia, exposições e feiras de artes. A programação será dividida em quatro eixos: performance, educação, imersão e infância.
O festival Poetas D’Alma, incluido na lista da Catalogus dos principais eventos de celebracao do livro em Mocambique, objectiva incetivar a paz e o amor, os direitos humanos, a cidadania, a preservação do meio ambiente e património cultural imaterial através do diálogo artístico e da diplomacia cultural. Foi pensando nesses objectivos que ao longo dos 20 anos a organização promoveu a poesia na sua transversalidade com outras linguagens artísticas e performáticas e realizou inúmeros eventos destacando os saraus Noites de Poesia, Clave de Soul, Soul’Acústico e claramente o Poetas D’Alma – Festival Internacional de Poesia e Artes Performativas.
O evento já recebeu nas edições anteriores mais de 100 artistas de 30 países nomeadamente, África do Sul, Angola, Eswatini, Bélgica, Brasil, Ilha Reunião, França, Itália, Alemanha, Portugal, Suíça, China, EUA, Cuba, Argentina, Ghana, Botsuana, Espanha, Ruanda, Chile e México.
Foto: Facebook poetas.dalma