Maputo anuncia candidatura a capital Mundial do Livro da UNESCO

O Gabinete de Candidatura de Maputo a Capital Mundial do Livro da UNESCO, anunciou que a cidade cumpriu todos os requisitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, posicionando-se assim para se tornar a próxima Capital Mundial do Livro.

A candidatura de Maputo é apoiada pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e pela Comissão Nacional para a UNESCO.

O processo de candidatura teve início em dezembro de 2023, com uma reunião entre representantes de Maputo e um grupo experiente de sete voluntários da Rede de Cidades Capitais Mundiais do Livro, que incluía representantes de cidades como Accra (Gana), Tbilisi (Geórgia), Kuala Lumpur (Malásia), Atenas (Grécia), Guadalajara (México) e Sharjah (Emirados Árabes Unidos), conforme comunicado do gabinete de candidatura.

“A candidatura, submetida em inglês, uma das línguas oficiais do secretariado da UNESCO, foi preenchida através de um formulário online com 54 perguntas detalhadas. Estas questões abrangiam desde o perfil e activos da cidade para a literatura e literacia, até à descrição das actividades planeadas para o período de 2024 a 2027”, explica a nota do Gabinete de Candidatura.

Razak Manhique, presidente do Conselho Municipal de Maputo, expressou o seu entusiasmo com a candidatura, sublinhando o potencial da cidade para se tornar um centro global de literatura e artes. “Estamos confiantes de que a nossa candidatura irá destacar Maputo como um destino cultural importante e inspirar um novo interesse na literatura e na educação, “afirmou.

Caso seja designada Capital Mundial do Livro, Maputo acolherá uma série de eventos culturais, educativos e literários, destacando a rica herança literária e artística do país. A cidade compromete-se ainda a desenvolver programas de promoção da leitura e da escrita, visando aumentar os níveis de literacia e incentivar o acesso à cultura e ao conhecimento.

A decisão final sobre a Capital Mundial do Livro será anunciada no final de Julho, após deliberação do Secretário-Geral da UNESCO sob a recomendação do Comité Consultivo para a Capital Mundial do Livro. O grupo de trabalho e a cidade de Maputo aguardam ansiosamente este reconhecimento, comprometidos em promover a literatura e a cultura a nível global.

 

Foto: Suemtravels

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *