Marta Banasiak palesta obra de Luís Bernardo Honwana na AEMO

“Relendo Luís Bernardo Honwana experiência escrita e académica”, é o tema da palestra a ser proferida, hoje 21 de Junho, pela pesquisadora polaca Marta Banasiak da Universidade de Campinas do Brasil,  na Associação de escritores moçambicanos (AEMO).

Marrta Banasiak, que participou esta semana de reuniões com escritores e professores e pesquisadores de literatura moçambicana, encontra-se em Maputo no âmbito do programa  “A caminho da feira”.

De acordo com o jornal Notícias, a iniciativa resulta de uma parceria entre a feira do livro de Maputo, AEMO e a Fundação Fernando Leite Couto. Assim, a polaca também proferiu na quarta feira sob tema  “Escrevendo Moçambique, lendo o mundo-leitura da obra de João Paulo Borges Coelho”.

Marta Banasiak é investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Teoria Literária da Universidade de Campinas (Brasil) onde desenvolve o projeto “Da (semi)periferia vê-se o mundo – literaturas africanas no contexto de Literatura-Mundial”e bolseira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É licenciada em Filologia Checa (2009) e mestre em Filologia Portuguesa (2013) pela Universidade Carolina de Praga (República Checa) e doutorada em Estudos Românicos com especialidade em Estudos Africanos (2019) pela Universidade de Lisboa (Portugal), com ma tese intitulada “Os lugares do Outro: as representações do poder na obra de João Paulo Borges e J.M. Coetzee” Tem investigado e publicado nas áreas das literaturas africanas de língua portuguesa, particularmente moçambicana, cinema dos países de língua portuguesa e literatura africana comparada. Além das áreas mencionadas, os seus interesses de investigação recentes centram-se em teorias da literatura(-) mundial, literaturas (semi-)periféricas e estudos do Oceano Índico. Tem artigos e capítulos dos livros publicados no Brasil, EUA e vários países da Europa.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *