Na quinta-feira, dia 26 de outubro às 18h00, os autores Mélio Tinga e Cláudia Lucas Chéu, conversam no Camões – Centro Cultural Português em Maputo sobre os principais desafios e concretizações da Residência Literária Maputo/Lisboa, com a moderação do jornalista, crítico e escritor José dos Remédios.
Cláudia Lucas Cheu e Mélio Tinga são os autores do programa de residência para a edição de 2023. Mélio Tinga cumpriu sua residência em Lisboa durante o mês de maio, enquanto Cláudia está actualmente a cumprir a residência em Moçambique, que teve início em 1 de outubro e se estenderá até 31 de outubro.
A seleção dos vencedores foi realizada por um júri composto por Mirna Queiroz, representante da Revista Pessoa, João Pignatelli, Diretor do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e Laurentina Pereira, Diretora Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. A decisão do júri foi unânime, destacando que as propostas de trabalho de Mélio Tinga e Cláudia Lucas Cheu se destacaram como as mais adequadas ao propósito do programa de intercâmbio literário.
Este programa anual de incentivo à criação literária, criado ao abrigo do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tem como principal objetivo promover a internacionalização da cultura e oferecer oportunidades de crescimento artístico a escritores de nacionalidade moçambicana e portuguesa com obra publicada. Os vencedores têm a chance de mergulhar em residências literárias em dois locais ricos em cultura e história: Lisboa e Maputo.