O escritor Mélio Tinga foi selecionado para ser um dos beneficiários para o AléVini, um programa regional para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas (ICC) na Indianoceânia, liderado pela Comissão do Oceano Índico (COI), financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com o objectivo de apoiar o comércio e facilitar o acesso aos mercados.
O projecto de mobilidade do autor tem como foco a compreensão do funcionamento do mercado literário das Maurícias, diante dos diferentes desafios, com destaque especial para língua e cultura. Prevê-se, igualmente, o estabelecimento de contactos com autores jovens e outros agentes do mercado literário de Maurícias.
Neste primeiro ciclo de atribuição de bolsas, a COI atribuirá cerca de vinte bolsas de mobilidade num montante total de 32.986 euros, escolhidas de 43 submissões de pessoas individuais e colectivas, provenientes de União Comores, Madagáscar, Maurícias, Moçambique, Seicheles e Ilha Reunião, sendo que 38% das candidaturas foram apresentadas por entidades, 62% por particulares. O júri seleccionou 20 candidaturas que obtiveram mais de 70 pontos, 30% dos beneficiários são entidades face a 70% particulares.
Sobre o autor
Mélio Tinga é escritor de ficção e designer de comunicação. É autor de seis livros, entre os quais Marizza, sua estreia no romance, obra vencedora do Prémio Literário Imprensa-Nacional Casa da Moeda/ Eugénio Lisboa 2020. Para além de Moçambique, seus livros estão também publicados em Portugal e no Brasil.
Foi vencedor da Residência Literária em Lisboa 2023 e distinguido com o Prémio das Indústrias Culturais e Criativas (PREICC) 2023, pelo Ministério da Cultura e Turismo. Venceu o BLOG4DEV 2021 do Banco Mundial e foi finalista do Prémio Literário 10 de Novembro na edição de 2019.
É co-fundador e director executivo da Catalogus – Plataforma de gestão e promoção de autores moçambicanos e do OitentaNoventa – Projecto de ligação entre gerações literárias e é Vice-Presidente da ACUP – Associação Cultural da Universidade Pedagógica. Mélio Tinga é licenciado em Educação Visual, pós-graduado em Branding.
Uma resposta
Realmente o Melio Tinga é um dos melhores escritores, com alta potência de inovação no mercado da Cultura……
Parabéns irmão, seja sempre o Tinga, escritor de ficção e designer de comunicação como sempre te admiramos….!