Mia Couto é o homenageado da 9ª Feira do Livro de Maputo

Mia Couto será homenageado na 9ª edição da Feira do Livro de Maputo, marcada para os dias 27 e 29 de julho. 

A Feira do Livro incluirá conferências e debates com vários convidados ligados a Mia Couto  e à literatura lusófona, a realizar-se no Paços do Município e em escolas secundárias proporcionando aos munícipes de Maputo a possibilidade de conhecer a vida e obra dos escritores.

Segundo comunicado de imprensa, a homenagem ao autor de Mulheres de cinza,  prende-se pela observação quase imediata dos temas que apoquentam a sociedade moçambicana, a problematização de algumas questões pertinentes à história de Moçambique, e com isso, ampliar o nosso olhar sobre a produção literária de Mia Couto, tentando compreendê-la no âmbito do processo de formação e internacionalização da literatura moçambicana”, avançou a directora dos serviços municipais de Arquivos e Bibliotecas.

Este ano, o evento escolheu o poeta-rui-de-noronha para-patrono-da-9a-feira-do-livro-de-maputo,  autor que também se plasmou em formas mais libertas de constrangimentos e versou temas relacionados com tradições nativas de Moçambique, como no caso do celebrado poema «Quenguelequêzê» (modernamente também se escreve «Quenguele que ze»).

De acordo com Cristina Manguele, coordenadora da Feira do Livro de Maputo, “a  escolha tanto do patrono como do homenageado deve-se ao facto de estes terem escrito livros que são muito celebrados na literatura moçambicana espelhando de forma muito peculiar a situação da segregação racial, negritude, moçambicanidade, guerra civil e o renascimento que se operou depois do fim dos conflitos”.

Mia Couto é considerado um dos principais  nomes da literatura em língua portuguesa. Com premiações nacionais e internacionais, publicações em diversos gêneros e países, sua obra é lida e estudada por um número significativo de pessoas ao redor do mundo.

A Feira do Livro pertence a lista dos principais-eventos-de-celebracao-do-livro-em-mocambique,  é uma organização do Conselho Municipal de Maputo, em colaboração com várias instituições. 

 

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *