Os moçambicanos Mia Couto, Sheilla Kan e Ungulani Baba Kossa participam, a partir desta quinta-feira até dia 08, da X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorrerá na cidade da Praia, em Cabo Verde. O evento reúne escritores e poetas de diversos países da lusofonia.
A “Insularidade e Universalidade na Literatura” é o tema desta edição. Visita a escolas, feira do livro, apresentação de revistas e livros, tertúlias, entre outras, farão parte do conjunto de actividades previstas para o encontro.
A abertura oficial da encontro terá lugar no dia 6 de outubro, na Universidade Jean Piaget, e contará com a presença do Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, do Presidente da CMP, Francisco Carvalho, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, do presidente da EMEP, Victor Coutinho, e do presidente da ACL, Daniel Medina.
Ao longo das edições, já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa, incluindo 6 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, Germano Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto, mas também escritores de diferentes gerações.
O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa anual da UCCLA e tem como objectivo contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores de todos os países de língua oficial portuguesa. Os encontros são organizados pela UCCLA desde 2010.
Texto: Marcela Matimbe