Movimento Maputo Street Art apresenta livro ”Maputo Street Art” esta Quinta-Feira em Maputo

 

Maputo Street Art vem tatuando os murais dos bairros perifericos da nossa cidade. Querendo projectar e eternizar esse movimento que integra vários artistas de diferentes disciplinas, o grupo imprimiu a sua história, visão e sonho no livro intitulado “Maputo Street Art”, que sai sob chancela da Ethale e coordenação da Embaixada da Espanha em Moçambique.

A cerimónia pública de lançamento e apresentação da obra será no Centro Cultural MoçambicaAlemão, no próximo 16 do mês corrente, às 18.00 horas. A mesma contará com a presença dos autores e artistas entrevistados, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, Eneas Comiche, Presidente do Municipio de Maputo, Alberto Cerezo Sobrinho, embaixador da Espanha em Moçambique.

O livro conta com textos de Ricardo Suárez, Titos Pelembe, António Ivan Muhambe, fotografias de Ildefonso Colaço e Ilustrações de Ariel Sosa Urquía, bem como a revisão de António Cabrita e a tradução de textos de Corinne Capela. O livro apresenta de forma escrita e visual a arte urbana centrada no contexto da cidade de Maputo documentando as obras e o respectivo percurso dos artistas desta área permitindo a compreensão da pluralidade de intervenções ao longo da cidade, divididas entre o centro urbanizado e a periferia.

O livro, lê-se na nota de apresentação assinada por Titos Pelembe, “propõe a debruçar-se sobre a arte urbana centrada no contexto da cidade de Maputo e tem como um dos objectivos documentar as obras e o respectivo percurso dos artistas que actuam nesta área”. Este mapeamento em curso, prossegue o artista e academico moçambicano, que se materializa a partir desta publicação, permite ao leitor compreender a pluralidade de intervenções recentes ao longo da capital do país, composta pelas realidades do “centro urbanizado e a periferia”. Alberto Cerezo Sobrinho, actual embaixador da Espanha em Moçambique, no prefácio de “Maputo Street Art” justificou que o apoio ao projecto por parte da  Cooperação espanhola “quer construir pontes entre artistas moçambicanos e internacionais”.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Fatal error: Uncaught ErrorException: md5_file(/home/catalogus/public_html/wp-content/litespeed/js/afe7f5325dd79fcbea35b0e114c01129.js.tmp): failed to open stream: No such file or directory in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php:140 Stack trace: #0 [internal function]: litespeed_exception_handler(2, 'md5_file(/home/...', '/home/catalogus...', 140, Array) #1 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php(140): md5_file('/home/catalogus...') #2 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(837): LiteSpeed\Optimizer->serve('https://catalog...', 'js', true, Array) #3 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(382): LiteSpeed\Optimize->_build_hash_url(Array, 'js') #4 /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimize.cls.php(264): LiteSpeed\Optimize->_optimize() #5 /home/catalogus/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\O in /home/catalogus/public_html/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/optimizer.cls.php on line 140