Nick do Rosário, autor moçambicano natural da cidade de Quelimane, lançou recentemente o seu novo livro de poesia, intitulado “Noites Escuras”, sob a chancela da editora brasileira Ópera.
Segundo o autor, “Noites Escuras” é uma obra que convida o leitor a mergulhar nos sentimentos de um poeta em processo de redescoberta do amor, trazendo consigo sonhos, desejos, erotismo, alegrias, viagens pelo corpo e a exploração dos sentidos.
Os poemas desta obra revelam que a poesia é a forma mais pura de expressar o amor, tecendo um universo rico e profundo, onde o leitor é levado a vivenciar emoções intensas e sensações íntimas.
Nick do Rosário é licenciado em Literatura Moçambicana pela Universidade Eduardo Mondlane e atua profissionalmente na área de viagens e turismo. Com uma carreira literária que começou em 2004, já teve textos publicados no jornal “Notícias” de Maputo e foi destacado em diversos concursos literários, como o 2º Concurso Internacional da Revista Inversos, no Brasil, em 2019. Em 2021, fez a sua estreia literária com o livro “Gaveta de Cinzas: Solilóquios” pela Gala-Gala Edições e, desde então, tem participado em várias antologias poéticas em Moçambique e no Brasil.
Em 2022, foi galardoado com o Prémio Literário 21 de Agosto, atribuído pelo Conselho Municipal de Quelimane, o que reforçou a sua presença na cena literária tanto moçambicana quanto internacional. No ano seguinte, lançou o livro de poesia infantojuvenil “Poemas à Sombra da Infância” pela Escola Portuguesa de Moçambique e continuou a contribuir para diversas coletâneas poéticas.