
“Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, brilha em França com o Prémio Laure-Bataillon
O romance Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto, venceu o prestigiado Prémio Laure-Bataillon em França, consagrando-se como o melhor romance estrangeiro traduzido para o francês em 2025. A distinção celebra tanto o autor como a tradutora, Elisabete Monteiro Rodrigues, numa nova edição publicada pela editora Metaillé.

O Centro Cultural Português na Beira será palco do lançamento do livro “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, de Nelson Lineu
A literatura moçambicana ganha nova vida esta quarta-feira, 3 de julho, às 15h, no Centro Cultural Português na Beira, com o lançamento do livro “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, do escritor e professor Nelson Lineu — uma obra que celebra a oralidade, a memória familiar e o poder transformador das estórias

Estão abertas as candidaturas para a 9.ª edição do Prémio Literário Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa
Estão abertas até 31 de agosto de 2025 as candidaturas para a 9.ª edição do Prémio Literário Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa, uma distinção que reconhece e promove a prosa literária moçambicana, com um prémio de 5.000 euros e publicação da obra vencedora.

Amosse Mucavele leva a dor da memória moçambicana para residência literária em São Tomé e Príncipe
o poeta moçambicano Amosse Mucavele foi selecionado para mergulhar nas feridas esquecidas da história lusófona. Com o projecto “A Semântica da Dor”, ele irá à ilha de São Tomé, onde investigará os desterros forçados de moçambicanos nos anos 1960, transformando memória, trauma e ausência em matéria-prima para o seu primeiro romance — tudo no âmbito da residência literária promovida pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

“Canção de Setembro” é lançado em Maputo como tributo póstumo ao poeta Rafael da Câmara
Terá lugar no próximo dia 03 de Julho, pelas 18h, a apresentação do livro “Canção de Setembro para Zamuzaria Maria”, da autoria do poeta e declamador Rafael da Câmara, falecido em 2023. Publicado agora a título póstumo, o livro será oficialmente introduzido pelo professor Albino Macuacua.

Lançamento de livro em Maputo destaca hábitos simples para saúde mental e realização profissional
No dia 03 de Julho, acontece o aguardado lançamento do livro “De-Stress: Hábitos simples para cuidar da saúde mental e construir uma carreira gratificante”, da médica e pesquisadora Ivete Meque, em Maputo.

Juvenal Bucuane vence o Prémio José Craveirinha Edição 2025
O escritor moçambicano Juvenal Bucuane foi distinguido com o Prémio José Craveirinha HCB/AEMO – Edição 2025, o mais importante galardão literário do país, pelo seu contributo notável à preservação da memória colectiva e ao desenvolvimento do memorialismo na literatura moçambicana. A entrega do prémio acontecerá a 23 de junho, na Vila do Songo, província de Tete, durante as celebrações dos 50 anos da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Festival do Livro Infanto-juvenil da Kulemba homenageia Alberto da Barca e celebra liberdade na Beira
Entre os dias 18 e 21 de junho, a cidade da Beira acolhe a 8ª edição do Festival do Livro Infanto-juvenil da Kulemba (FLIK 2025), um encontro literário que celebra a liberdade, homenageia o escritor moçambicano Alberto da Barca e reúne autores de Moçambique, Brasil e Portugal em actividades voltadas à promoção da leitura entre crianças e jovens.

Feira do Livro de Maputo 2025: Uma Celebração Literária e Cultural
Maputo transforma-se em palco de celebração literária e intercâmbio cultural nos dias 19 e 20 de junho, com a realização da 10ª edição da Feira do Livro, que reunirá escritores, artistas e pensadores de Moçambique e do Brasil num encontro marcado pela diversidade de vozes, saberes e expressões artísticas.

Moçambique ganha um novo herói literário: Malaica Muniga estreia-se como detective em obra de Omardine Omar
O jornalista moçambicano Omardine Omar lança seu novo livro, As Aventuras do Detective Malaica Muniga, uma coletânea de contos policiais que mistura suspense, crítica social e realismo moçambicano, marcando sua entrada no universo da literatura de ficção.

Luís Cezerilo lança candidatura para Secretário-Geral da AEMO com compromisso de fortalecer a literatura moçambicana
Com promessas de inclusão, internacionalização e valorização da literatura nacional, o poeta e ensaísta Luís Cezerilo oficializou, na segunda-feira, 9 de junho, sua candidatura ao cargo de Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO). O evento, realizado no Hotel Afrin, em Maputo, marcou o arranque da campanha eleitoral que antecede as eleições da agremiação, previstas para o próximo dia 26.

Maputo celebra os 500 anos de Camões com literatura, música e pintura no Galeria do Camões
Maputo prepara-se para celebrar os 500 anos de Luís de Camões com uma noite de arte, literatura e música no Centro Cultural Português. No dia 9 de junho, será lançada a obra Camões Revisitado e Reinventado, que reúne os vencedores de um concurso literário que homenageia o poeta e revela o talento criativo moçambicano numa ponte vibrante entre passado e presente.