Notícias

Fique informado da agenda dos escritores moçambicanos no país e no mundo, eventos, concursos, entre outras novidades literárias.

Eventos

Prémio Literário Carlos Morgado- anúncio de finalistas da 3.ª edição

O Prémio Literário Carlos Morgado (PLCM) vai anunciar no próximo dia 29 de Julho, em Maputo, os dez finalistas e o vencedor da sua terceira edição, reafirmando o seu compromisso com a descoberta de novos talentos na literatura moçambicana e com a valorização da palavra escrita como instrumento de transformação cultural.

Eventos

Mesa-redonda “MONÇÃO: Da Independência do País à Independência Estética” assinala 45 anos da obra de Luís Carlos Patraquim

Quarenta e cinco anos após a publicação de Monção, obra inaugural de Luís Carlos Patraquim, a poesia moçambicana volta a reunir-se para refletir sobre a liberdade estética que a literatura exigia no pós-independência. No dia 30 de Julho, às 17h30, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo será palco da mesa-redonda “MONÇÃO: Da Independência do País à Independência Estética”, que, com curadoria de Mélio Tinga e Nelson Lineu.

Lancamentos

Francisco Guita Jr. lança novo livro de poesia em Maputo

As Coisas do Morto, o mais recente livro do poeta moçambicano Francisco Guita Jr, será lançado no dia 31 de julho, às 17h30, na galeria do Camões – Centro Cultural Português, em Maputo. Finalista do Prémio Literário Mia Couto 2025, a obra mergulha numa exploração poética das fronteiras entre vida e morte, memória e esquecimento, com uma escrita fragmentada e profundamente introspectiva.

Concursos

Zacarias Lucas Lázaro Nguenha vence 7.ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto

Zacarias Lucas Lázaro Nguenha, jovem poeta e professor nascido em Manica, é o vencedor da edição de 2025 do Prémio Literário Fernando Leite Couto com a obra Costurar a Linguagem, uma proposta poética que impressionou pela maturidade estética e domínio técnico. Entre mais de uma centena de concorrentes de todo o país, a sua voz destacou-se por transformar a linguagem num corpo vivo e sensível, refletindo o pulsar da nação e a inquietação íntima do autor.

Outros

Adelino Timóteo homenageado na Beira

Com 30 anos de uma carreira marcada pela palavra e pela imagem, o escritor e artista plástico Adelino Timóteo será homenageado no dia 18 de julho, às 18h, no Centro Cultural Português na Beira, numa celebração que reúne família, amigos e admiradores da sua vasta e premiada obra.

Lancamentos

A Deslocada Joaquina”, de John Kanumbo, será apresentada hoje em Nampula

A obra “A Deslocada Joaquina”, da autoria de John Kanumbo, será apresentada hoje, às 18h30, no Centro Cultural Ruby, em Nampula. O livro aborda o conflito em Cabo Delgado a partir da experiência de uma mulher deslocada, trazendo à tona questões ligadas à violência, à memória e ao silêncio institucional.

Prémios

“Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, brilha em França com o Prémio Laure-Bataillon

O romance Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto, venceu o prestigiado Prémio Laure-Bataillon em França, consagrando-se como o melhor romance estrangeiro traduzido para o francês em 2025. A distinção celebra tanto o autor como a tradutora, Elisabete Monteiro Rodrigues, numa nova edição publicada pela editora Metaillé.

Lancamentos

O Centro Cultural Português na Beira será palco do lançamento do livro “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, de Nelson Lineu

A literatura moçambicana ganha nova vida esta quarta-feira, 3 de julho, às 15h, no Centro Cultural Português na Beira, com o lançamento do livro “Quem ensinou a Avó a contar Estórias”, do escritor e professor Nelson Lineu — uma obra que celebra a oralidade, a memória familiar e o poder transformador das estórias

Escritura

Amosse Mucavele leva a dor da memória moçambicana para residência literária em São Tomé e Príncipe

o poeta moçambicano Amosse Mucavele foi selecionado para mergulhar nas feridas esquecidas da história lusófona. Com o projecto “A Semântica da Dor”, ele irá à ilha de São Tomé, onde investigará os desterros forçados de moçambicanos nos anos 1960, transformando memória, trauma e ausência em matéria-prima para o seu primeiro romance — tudo no âmbito da residência literária promovida pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).