“O livro desalmado” de Rito Nobre é lançado a título póstumo

Como se intitularia um livro de um escritor que não viveu para ver a sua obra de mãos dadas com o leitor? “O livro desalmado” é o mínimo que se pode chamar e é a justiça da arte a não deixar que passe despercebida a escrita de Rito Nobre, que faleceu em 2020, quando se previa que já se estreasse.

Não será na presença em corpo do autor, mas “O livro desalmado” será lançado nesta quinta-feira, 18 de Maio, às 17h30 no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. Caberá a Jorge Langa a apresentação chancelada pela Editora Kulera.

Sobre o livro cuja capa foi baseada numa pintura de João Timane, afirma em nota a Kulera, que são vinte e oito textos que realçam o talento do escritor em contar histórias.

Mais do que apenas histórias criadas por um sonhador, o livro apresenta questionamentos profundos sobre a existência dos seres. Essas interrogações estão ocultas entre a coragem da dúvida e os medos da certeza, de tal forma que as respostas obtidas dessas indagações retóricas levam a evidências de que a dúvida não deve ser valorizada quando surge de afirmações inalcançáveis para a razão. Com cerca de vinte e oito textos, os depoimentos confessam uma maturidade habitualmente alcançada após diversos parágrafos de caminhada pela estrada da escrita. No entanto, Nobre conseguiu a proeza de espreitar a linha de chegada logo no pontapé de saída.

Rito Nobre, escritor moçambicano, nasceu em Maputo em 1º de julho de 1989 e passou toda a sua infância cercada pelo amor de sua família e pelas difíceis vivências trazidas pela dura realidade dos becos e vielas do bairro de Maxaquene D. No início de sua adolescência, por volta de 2002, apaixonou-se pelas artes e encontrou no HIP-HOP o portal de entrada para este universo infinito. Na companhia de alguns amigos do bairro e da escola, formou alguns grupos de rap, onde abordavam fundamentalmente temas de intervenção social e tinham a emancipação de consciências como pano de fundo. Foi nesta altura, já com alguma base considerável e percepção apurada sobre as coisas do mundo, que decidiu que iria estudar psicologia, com o objetivo de aprofundar e saciar suas indagações sobre o comportamento das pessoas, suas causas e consequências. Já na faculdade, em 2013, começou a interessar-se especialmente pela literatura e esse contato mais próximo com o campo das palavras serviu como chave para a libertação de seu verdadeiro EU artístico. Participou de várias antologias publicadas localmente e alguns de seus textos podem ser vistos em suas redes sociais. “O Livro Desalmado”, sua primeira obra, tinha seu lançamento inicialmente previsto para o segundo semestre de 2020. No entanto, Rito Nobre veio a falecer em 12 de abril do mesmo ano, antes que isso se concretizasse.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *