A escritora e activista social, Paulina Chiziane, foi honrada na sexta-feira 19 de Abril, na capital angolana, Luanda, ao receber o Prémio Individualidade Responsabilidade Social dos Prémios Forbes 2024. O reconhecimento foi concedido a Chiziane em virtude de seu papel crucial na batalha pelos direitos das mulheres africanas.
A distinção foi anunciada pela directora da Forbes África Lusófona, Nilza Rodrigues, que ressaltou o impacto significativo de Paulina Chiziane como uma das vozes mais proeminentes da lusofonia.
Em seu discurso após receber o prémio, a escritora moçambicana provocou reflexões sobre o papel da “empresária africana”, argumentando que a economia do continente está profundamente enraizada no trabalho dos vendedores informais, que não só construíram a África, mas também a sustentam incansavelmente até hoje.
Chiziane enfatizou a importância de uma consciência histórica profunda e um respeito pelas origens africanas, destacando a urgente necessidade de uma mudança de perspectiva em relação aos nossos países, sob a ótica da liberdade.
“África demanda uma população consciente de sua história, suas raízes, e que respeite seu lugar no mundo. É imperativo que revertamos esse paradigma e passemos a enxergar nossos países através da lente da liberdade”, disse Paulina Chiziane, conforme citado pela Forbes África Lusófona.
A Forbes África Lusófona, é uma revista que serve como um ponto de encontro para os protagonistas, os negócios e as tendências emergentes de uma região única que abarca Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe