Pedro Baltazar lança “Rios 55” um livro de poesia intimista, lírico e poemas de intervenção social

“55 Rios”, é o segundo livro de poesias do autor Pedro Baltazar, a ser apresentado esta quarta-feira, 09 de Novembro, pelas 18 horas no Instituto Guimarães Rosa/ Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo.

 O livro que sai pela Gala-GalaEdições, é uma coletânea organizada em três partes, nomeadamente “Maputo”, “Zambeze” e “Rovuma”, mesmo a lembrar as três zonas do país, sul, centro e norte; e a unidade nacional, a paz. Em “55 Rios’’ o autor, segundo a editora, exerce a função de sujeito poético intimista, lírico e uma porção de poemas de intervenção social, queixa e denúncia tal como em “Parto dos Rios”, seu livro de estreia.

 De acordo com Irene Mendes, autora do prefácio do livro, “a Primeira Foz pertence ao sujeito poético; a Segunda Foz é dedicada aos outros: esposa, a quem ele chama de vizinha, mãe, pai, filhos, amigos; a Terceira Foz é integrada por poemas interventivos e críticos.

 A prefaciadora de “55 Rios’’, continua afirmando que a obra mostra a sensibilidade do poeta, sobretudo ao reconhecer a importância das pessoas com quem convive no seu dia-a-dia, mas também por dar a conhecer uma parte de si, através da sua autobiografia”. Pedro Baltazar, que também é advogado, empresário e professor, assume que a inspiração para o livro foram as geografias da Baía de Maputo, com os morcegos andorinhas da Costa do Sol.

 A apresentação do livro de Pedro Baltazar estará a cargo do professor catedrático Armando Jorge Lopes. O livro de poesia faz parte da colecção “Biblioteca de Poesia Rui de Noronha”, da Gala-Gala Edições.

Pedro Baltazar é um dos pioneiros da actividade de segurança privada em Moçambique. Militar na reserva, é formado em Engenharia de Comunicações e Telecomunicações Militares, Ciências Jurídicas, Gestão de Empresas e possui um doutorado em Direito Privado, pelo convênio entre o ISCTEM e a Universidade Nova de Lisboa. É gestor, advogado e docente universitário. Publicou os livros “Influência da OIT no Direito de Trabalho Moçambicano” e “Actividade de Segurança Privada em Moçambique”. Escreve poemas há mais de uma década. Publicou, em 2022, o livro de poemas “O parto dos Rios”.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *